Teremos uma fábrica da Bajaj no Brasil em breve!
A fábria da Bajaj no Brasil já está aprovada e já tem data e local definido!
A fábrica da Bajaj no Brasil foi confirmada pela Bajaj Auto no dia 1º de Agosto de 2023 e provavelmente será concluída ao final de 2024. Saiba tudo sobre essa novidade, o que vai mudar e quais os principais fatores que levaram a montadora indiana a ter uma linha de produção Bajaj no Brasil.
A Bajaj no Brasil
Fundada em 1945, a Bajaj Auto Limited rapidamente se tornou uma das principais fabricantes de veículos de duas rodas na Índia e em outros países. A Bajaj é conhecida por sua expertise em produzir motocicletas e scooters de alta qualidade, além de ser uma das pioneiras na introdução de veículos elétricos acessíveis em seu país de origem. Com uma história de sucesso e inovação, a entrada da Bajaj no Brasil trouxe novidades e opções interessantes para o mercado brasileiro.
A decisão da Bajaj em expandir suas operações para o Brasil não é apenas uma escolha estratégica, mas também reflete a confiança na economia brasileira e no potencial de crescimento do mercado automotivo. Vale ressaltar, que nos últimos anos o mercado brasileiro tem se destacado no segmento, com um crescimento constante.
O mercado de motos segue firme, mesmo com o segmento de automóveis experimentando dias amargos com quedas na produção e nas vendas.
A montadora chegou no Brasil em dezembro de 2021, oferecendo 3 modelos de motos. As motos Bajaj ganharam espaço no coração do público brasileiro, apresentando um design diferenciado, aliando estética, qualidade e um excelente consumo graças à motorização predominantemente monocilíndrica.
A Bajaj aterrissou no Brasil com os modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. E não demorou muito para que as primeiras unidades se esgotassem, consagrando a marca em nosso território.
Porque uma fábrica Bajaj no Brasil?
Segundo a montadora indiana, uma fábrica da Bajaj no Brasil é um passo importante na estratégia da empresa. Atualmente as motos Bajaj são enviadas para o Brasil desmontadas e são montadas e finalizadas no centro CKD da Dafra.
Porém com o grande sucesso da Bajaj no Brasil a marca optou por ter uma linha de produção própria e será a primeira fábrica da Bajaj fora da Índia. Com muita sabedoria a montadora conseguiu compreender a importância e as dimensões do mercado brasileiro, e promete expandir para se tornar predominante por aqui.
A parceria com a Dafra deve sim continuar, mas a montadora indiana tem planos ambiciosos. Garanto que esse é só o primeiro passo para uma grande revolução no mercado nacional de motocicletas.
Onde vai ser a fábrica da Bajaj no Brasil?
Devido a diversas facilidades locais a fábrica da Bajaj no Brasil será em Manaus (AM). A chamada zona franca de Manaus, garante que os custos com impostos e taxas sejam vantajosos, política nacional que há anos estimula a industrialização na região manauara.
Segundo informações a fábrica da Bajaj no Brasil deverá produzir cerca de 20 mil motos por ano. A operação no Brasil pretende alimentar todo o mercado nacional durante a expansão da montadora por aqui.
Embora ainda não tenhamos detalhes mais específicos como valor do investimento total no país e número de oportunidades de emprego gerados, podemos esperar o início das operações nos próximos 12 meses.
[expander_maker id=”1″ more=”Clique para continuar lendo” less=”Retornar”]Segundo o diretor executivo da Bajaj Auto Rakesh Sharma, a expansão no Brasil vai garantir uma grande aceleração no plano de expansão da marca na América Latina, principalmente no Brasil.
“Temos uma parceria estratégica com a Dafra e esperamos continuar atuando em conjunto para complementar nossas próprias operações de montagem…
O Brasil é muito diferente de outros mercados nos que atuamos por meio de distribuidores, isso por causa do seu tamanho e complexidade. Exigindo uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia.” – Rakesh Sharma
Desde o início das vendas da Bajaj no Brasil a montadora já inaugurou 8 concessionárias, situadas em diversas capitais e cidades, em pouco mais de 6 meses de atuação a montadora indiana já comercializou mais de 2.000 unidades em nosso país.
Um número expressivo, que revela muito sobre o perfil de consumo e a aceitação do público aos produtos Bajaj. Uma ótima notícia para a empresa, segundo o diretor da Bajaj do Brasil Waldyr Ferreira, que disse:
“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj Auto Limited a passar para a próxima etapa da nossa estratégia” – Waldyr Ferreira
Fábrica da Bajaj no Brasil pode mudar o mercado nacional
A fábrica da Bajaj no Brasil pode ser um sinal de que há sim concorrentes dispostos a enfrentar as grandes montadoras que já estão presentes no país há muitos anos como a Honda e Yamaha.
A oferta acomodada de modelos com atualizações rasas, a falta de comprometimento com o público e a política desastrosa de preços da Honda ja é algo que vem incomodando o consumidor mais exigente e informado. E talvez seja esse um dos principais pontos que levaram a Bajaj a alcançar o sucesso no Brasil.
O consumidor brasileiro anseia por produtos de qualidade com preços justos, e a Bajaj Auto vem oferecendo essa experiência por aqui, a Yamaha parece que acordou e vem trazendo novidades importantes para o mercado nacional, e tudo bem, pois há sim espaço para muitas fabricantes no Brasil. Assim, o brasileiro fica menos refém das grandes montadoras que só entregam o “arros e feijão” à preço de lagosta.
O mercado está mudando rapidamente a fábrica da Bajaj no Brasil é uma grande prova de que tudo pode mudar. Agora nos resta esperar para observar e colher os frutos desse investimento por aqui.
Desejamos todo o sucesso para a Bajaj Auto, assim como para quaisquer montadoras que venham para o Brasil, afinal somos a favor da livre concorrência, quanto mais fabricantes, mais oferta, melhor o preço e os únicos a se beneficiarem com isso somos nós consumidores.[/expander_maker]