Alta Cilindrada Moto Revista

Dominar 160 A melhor moto para trabalho

Nesse artigo vou mostrar porque a Bajaj Dominar 160 é a melhor moto para trabalho disponível no mercado brasileiro.

A montadora indiana Bajaj Motos iniciou suas atividades no Brasil com a Dominar 160 e mais 2 motocicletas. A moto mais barata disponibilizada pela montadora indiana é justamente a Dominar 160, que pretende concorrer diretamente com as motos na mesma categoria das campeãs de venda CG 160 e Yamaha FZ 15.

Bajaj Dominar 160

Despontando como ótimo custo benefício a Bajaj Dominar 160 é uma alternativa repleta de opcionais que suas concorrentes não tem, mesmo sendo mais caras do que a Dominar 160.

Voltada ao público que trabalha diáriamente como entregador. Ou seja, entregadores, motoboys de delivery e profissionais que se utilizam da moto como alternativa ao transporte público pra ida e volta ao serviço, a Dominar 160 mesmo sendo uma moto de entrada, oferece recursos, economia e conforto como nenhuma outra moto é capaz de fazer.

Bajaj Dominar 160

Motor e Top Speed da Bajaj Dominar 160

Com o motor 160cc monocilíndrico, refrigerado a óleo a Dominar 160 possui um cabeçote de 4 válvulas por cilindro, sendo 2 deles para admissão e 2 para escape. A injeção eletrônica é bem programada para harmonizar desempenho e consumo, além disso conta com 2 velas no cilindro. A moto de trabalho da Bajaj, Dominar 160, despeja aproximadamente 17 cv a 9.000 giros, 2 cv a mais que as concorrentes e 1,48 kgf/m de torque máximo a 7.250 giros.

Bajaj Dominar 160

Isso leva a moto à uma velocidade de 125 km/h em top speed, porém acredito que essa velocidade seja controlada por limitador eletrônico, pois a moto tem potência pra chegar aos 135/140 km horários facilmente. Aliás a montadora divulga o top speed da Dominar 160 como sendo 135km/h. Então há ou um limitador, ou nosso combustível ou alguma adaptação no projeto que deixou a moto um pouco mais pesada, não sou nenhum especialista mas acredito que nesse primeiro lote, seja um limitador de velocidade eletrônico na ECU.

Bajaj Dominar 160

Consumo da Bajaj Dominar 160 (Média)

O consumo impressiona chegando próximo aos 42 km/l, isso graças à caixa de cambio de 5 marchas que gerencia o motor da Dominar 160. A moto é super leve, com aproximadamente 140 kg a pilotagem é fácil, ágil e confortável. Além disso, possui tanque de gasolina de 12 litros, gerando uma autonomia de quase 450 km com um tanque.

Bajaj Dominar 160

Benefícios e Vantagens de ter uma Bajaj Dominar 160

Relacionando diretamente a Dominar 160 com suas concorrentes, vemos vantagens nítidas como a potência, o apoio central, protetor de carenagem e principalmente a suspensão invertida que proporciona muito mais conforto e estabilidade. Além disso, vale mencionar que a Bajaj Dominar 160 conta com partida dupla, além da partida elétrica comum em todas as motos, ela possui junto a partida a pedal, o que pode ser muito bom numa situação de falta de bateria por exemplo.

No conjunto de rodagem vemos rodas de 17 polegadas na dianteira com pneus 90/90 e 120/80 respectivamente, as rodas da Dominar 160 são calçadas com pneus Pirelli Sport Demon no primeiro lote, mas futuramente virão com pneus MRF (marca indiana).

Bajaj Dominar 160

Pra fazer a moto parar, os freios são de 260mm na dianteira com tecnologia ABS e 230mm na traseira. O ABS de canal único também conta como diferencial a frente da concorrente CG 160.

Bajaj Dominar 160

Na suspensão a Dominar 160 é a única atualmente que oferece a suspensão dianteira com garfo invertido, com 31mm de diâmetro e na traseira vemos uma suspensão mono amortecida, que também é destaque da marca, até então, sendo a única moto 160cc com essa tecnologia.

Preço da Bajaj Dominar 160

Apesar de ser uma moto de excelente custo benefício, podemos dizer que há muito primor e capricho no projeto. O acabamento geral da moto é muito bom e os materiais e texturas trasnmitem uma boa qualidade visual e tátil.

Bajaj Dominar 160

Disponível nas cores: Vermelha e Preto Semibrilho (Burnt Red/Satin Black), Cinza Brilhante (Gloss Pewter Grey), Branco Metálico Perolizado (Mettalic Pearl White) e na tradicional cor utilizada majoritariamente na sua divulgação, Azul Semibrilho (Plasma Satin Blue).

Bajaj Dominar 160

Os preços partem de R$18.680 nesse primeiro lote, um preço muito atrativo pra tantos diferenciais, o que pode fazer com que a Bajaj amplie rapidamente a sua popularidade no Brasil, favorecendo ainda mais a concorrência leal entre as montadoras e beneficiando o consumidor com produtos melhores e mais baratos.

Bajaj Dominar 160
















Siga o Alta Cilindrada no youtube
Siga-nos no Google News / Google Notícias

Comentários

Adblock detectado

Nosso conteúdo é 100% gratuito, portanto para que seja sempre assim, pedimos a gentileza de desativar o seu bloqueador de anúncios. Obrigado!