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Airbag de Moto começa a se popularizar

Saiba tudo sobre o airbag para moto

O airbag de moto existe e se tornará comum em breve!

A segurança irá melhorar muito com o airbag para motoqueiros e motociclistas.

Quando falamos de airbag de moto, ou airbag para moto, pensamos logo em airbags de motociclistas como aqueles embutidos em jaquetas e até nos capacetes. Mas não é desse tipo que estamos falando, há sim uma intenção das marcas de começar a fabricar motos com airbag até 2025. Ficou curioso? Continue lendo e saiba mais!

Airbag de moto

Pra gente falar sobre airbag de moto, precisamos falar sobre uma tendência comum no segmento automotivo. Há um comportamento padronizado da indústria com relação a novas tecnologias em motos, geralmente os pioneiros são ousado e criam novas tecnologias que são ignoradas por muito tempo, até que seja comprovada a sua eficácia e segurança. Desse ponto em diante, as outras montadoras começam uma corrida para buscar alcançar todo o tempo perdido, lutando pra implementar a mesma criação em suas motos.

Apenas como exemplo podemos citar a BMW Motorrad que em 1988 lançou uma incrível tecnologia de frenagem com um sistema anti bloqueio, o famoso ABS. Duas décadas depois em 2008, só existiam 6 motos nos EUA lançadas com ABS de série, mas isso se tornou uma bola de neve, e hoje é praticamente um padrão. De pequenas motos até as esportivas, na grande maioria das vezes o ABS está presente. E se lá em 2008 só 6 modelos saíam com ABS de série, hoje são mais de 350 modelos só nos EUA. Na Europa o ABS se tornou uma exigencia legal, por lei toda moto acima de 125cc deve ter ABS, no Brasil também temos algo semelhante, porém a partir das 300cc.

Airbag de motociclista

Com o airbag de moto acontecerá o mesmo, porém em uma velocidade diferente, afinal hoje em dia a nossa sociedade, cultural e tecnológicamente está muito mais rápida e avançada. Apesar de citarmos o ABS como exemplo, existe outra tecnologia que levou anos para se tornar popular, o Controle de Tração criado pela Honda lá em 1992.

Geralmente isso ocorre com toda inovação relacionada a segurança. O airag de moto não parece ser diferente, hoje apenas alguns poucos modelos possuem esse recurso de fábrica, porém isso está prestes a mudar, especialistas preveem um aumento meteórico para esse segmento.

Existe moto com airbag?

Sim, existe moto com airbag, as Honda Goldwing por exemplo nas ultimas duas gerações já foram equipadas com o item de série, e é um opcional desde o modelo 2006. O airbag de moto ja é uma realidade em algumas marcas, embora não tenha ainda se espalhado pelo mercado, estima-se que até 2025 isso seja uma tendência de mercado.

Airbag de moto honda

Mas eu imagino que você esteja pensando que a GoldWing é um modelo caríssimo, pois eu também pensei nisso… Mas isso está mudando. [expander_maker id=”1″ more=”Clique para continuar lendo” less=”Retornar”]

Moto com airbag para todos

Embora tenhamos modelos ultra luxuosos com airbag, agora as coisas estão mudando. A primeira montadora a dar esse passo deverá ser a Piaggio. Isso porque no EICMA 2023 a montadora exibiu silenciosamente um protótipo de uma Scooter equipada com airbag.

Airbag de moto scooter

Essa scooter deverá ser lançada em 2025. A Autoliv que é uma das maiores fabricantes de airbags e acessórios de segurança do mundo, anunciou que o airbag de moto irá aparecer pela primeira vez em uma moto scooter em 2025, mas não revelou detalhes sobre o projeto e nem qual modelo e montadora será equipada. Mas sabemos que a Piaggio está com intenção de popularizar a ideia de moto com airbag, a fabricante pode adicionar o acessório numa ampla gama de modelos, se houver demanda.

Outras marcas além da Piaggio também podem estar interessadas nesse segmento, como: Aprilla, Vespa e Moto Guzzi, todas da Europa, mas sabemos que o mundo das duas rodas é fortíssimo por lá, e não é a toa que as novas tecnologias tenham o continente europeu como berço.

Airbag de moto scooter

Fabricante de Airbag de Moto revela seus desafios

O presidente e CEO da Autoliv, Mikael Bratt revelou em nota o compromisso da empresa com a segurança no transito para todos.

 “A Autoliv está comprometida com nossa visão de Salvar Mais Vidas e em fornecer soluções de classe mundial que salvam vidas para a mobilidade e a sociedade. Por isso, estamos desenvolvendo produtos que protegem especificamente os usuários vulneráveis da estrada, como os motociclistas de duas rodas motorizadas. O desenvolvimento desses produtos é parte integrante da nossa agenda de sustentabilidade.” – Mikael Bratt

Em uma conversa com o portal europeu, o chefe de tecnologia e Soluções em Segurança Móvel da Autoliv, Atsushi Ishii revelou estar esperançoso com o projeto para um airbag de moto e deu uma breve explicação do quão complexo pode ser o desenvolvimento de uma moto com airbag.

“Precisamos de uma ECU de detecção, precisamos de um arnês e precisamos de um módulo de airbag. Então não é tão diferente de um carro. No entanto, uma das coisas mais complicadas em uma motocicleta é que em um carro você tem uma célula de deformação de colisão… Então você não precisa ser super rápido. Em uma motocicleta, você não tem a deformação do acidente, então você precisa ter algoritmos muito, muito bons para acionar o airbag rapidamente.” – Atsushi Ishii

Airbag de Moto funciona?

Para desenvolver o airbag para motocicletas, a Autoliv teve que criar manequins de teste de colisão modificados, uma vez que manequins específicos de motocicletas não exisiam, e ao testar suas ideias tanto em simulações quanto em testes de colisão em escala real, os resultados são gritantes.

Airbag de moto

Olhando para os números de Traumatismo Cranioencefálico (HIC), a empresa desenvolveu um conjunto de medidas projetadas para calcular o risco de ferimentos na cabeça dos condutores e após alguns testes tivemos resultados surpreendentes. Segundo os cálculos da empresa, para apresentar um nível satisfatório de segurança os resultados desse teste devem apresentar um número inferior a 500.

Ao colidir com a lateral de um carro a 45 km/h sem airbag de moto o índice de Traumatismo Cranioencefálico (HIC) foi de 6.794. Com o airbag de moto o HIC caiu para apenas 118, um número bastante inferior até com relação à meta de segurança.

Além do HIC também foram analizados o índice de força G na região da cabeça, que caiu de de 130G para 51G. Reduzindo consideravelmente o risco de lesões cervicais.

Airbags de moto

Toda moto pode ter airbag de motociclista?

Inicialmente, a intenção da Autoliv é colocar airbag de moto em scooters de pequena capacidade. Afinal, porque este é o segmento onde mais benefícios serão sentidos. Lesões na cabeça são muito comuns em mercados como China e Índia, onde o uso do capacete pode ser menor e há uma alta densidade de motos de pequena capacidade em ambientes urbanos, com risco do tipo de acidentes onde o airbag de moto é mais eficaz.

Airbag de motociclista

Além disso, o design das motos também influencia sua adequação à tecnologia de airbag. Se você se sentar bem atrás do garfo e da roda dianteira, é comum que haja mais tempo e espaço entre você e o ponto de impacto, dando uma janela maior para o airbag de motociclista operar.

Segundo a Autoliv o estudo de airbags para motos mais potentes como as Sportbikes, motos de alta cilindrada, ainda não foi inciado, o intuito é começar com as Scooters, mas ele não dispensa que futuramente haverá sim uma tecnologia que favoreça as competições e motos de alta velocidade.

Andar de moto te faz feliz

“Sabemos que podemos colocar isso em uma scooter barata. Podemos colocá-lo em um 125. Acho que as mais complicadas são as motos powersport, a Yamaha R1 e coisas assim, porque você está basicamente sentado no tanque, ou inclinado para o tanque. Mas, com exceção das motos superesportivas, nossa pesquisa mostra que podemos colocar um airbag e fazer uma grande diferença… Vamos resolver, mas não é a primeira abordagem agora” – Atsushi Ishii

A empresa declara que assim que o airbag de motociclista chegar a uma moto de produção em linha em 2025, leve em torno de 5 anos para que o acessório seja popularizado e adotado em larga escala pelas outras montadoras.

Airbags de moto

O airbag de moto é apenas uma parte da estratégia de segurança da empresa para motocicletas. A Autoliv também desenvolveu coletes equipados com airbag, uma tecnologia muito mais familiar, e recentemente se uniu à fabricante de capacetes Airoh para criar um protótipo de airbag no capacete. Ele infla no caso de um acidente para formar uma camada adicional de absorção do impacto acima da viseira.

Capacete com airbag

O sistema da Autoliv promete ser barato, tornando-o viável em scooters e em mercados como Índia, China e Brasil, ao mesmo tempo em que é compacto e simples o suficiente para que os fabricantes possam adicionar a tecnologia às suas motos sem a necessidade de alterar muito o projeto e design do modelo.

 

Olhando para o cenário dos freios ABS, podemos nitidamente vislumbrar o rumo que o airbag de moto irá tomar, espero que a tecnologia chegue em breve por aqui! Essa é mais uma daquelas tecnologias que queremos à disposição, mas rezamos pra não precisar utilizar![/expander_maker]

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