Royal Enfield Shotgun 650 – Depois de receber elogios quase instantâneos e muitos feedbacks positivos sobre a ideia da moto SG650 revelada na EICMA em 2021, a Royal Enfield deu o próximo passo lógico com a estreia da Shotgun 650, que agora em janeiro inicia a sua produção.
No lançamento global da moto realizado no Bike Shed Moto Co. em Los Angeles, foi mostrado o design, especificações e diversos outros detalhes da Royal Enfield Shotgun 650. Sabemos que a Shotgun é baseada na comprovada plataforma global de 650 cilindradas da Enfield e compartilha chassi, caixa de câmbio e freios com a Super Meteor, mas depois disso, as coisas ficam completamente diferentes.
Motor da Royal Enfield Shotgun 650
Assim como na INT650, Continental GT e Super Meteor, o motor da Royal Enfield Shotgun 650 é um twin paralelo refrigerado a ar/óleo, com 648cc, comando simples no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e um virabrequim contrabalanceado com intervalo de ignição de 270º. As potência e torque são semelhantes às outras 650, com 46,4 cv a 7.250 rpm e 5,3 kgf/m a 5.650 rpm, respectivamente.
Tudo está acoplado a uma conhecida caixa de câmbio de seis marchas, mas as semelhanças param por aí. A Shotgun apresenta ergonomia diferente, suspensão revisada e novo design, com outras diferenças fundamentais refletidas nos tamanhos das rodas; a Shotgun tem uma roda dianteira de 18 polegadas e traseira de 17 polegadas, enquanto a Super Meteor tem uma combinação 19/16.
O chassi também não fica muito distante, com garfo invertido Showa de 43mm conectado a um chassi de tubos de aço e amortecedores duplos expostos na traseira. A equipe de design alterou a postura da Shotgun, abaixando a frente e levantando a traseira. Na prática, isso significa que o garfo é 33mm mais curto, embora mantenha as mesmas características internas do Separate Function Big Piston, e os amortecedores traseiros têm 20mm a mais de curso.
Os controles da Shotgun também estão posicionados no meio. Todas essas alterações resultam em uma distância entre eixos mais curta na nova moto, com 1,46 m; um rake mais fechado, com 25,3 graus; um assento mais alto, com 789 mm; e um peso um pouco mais leve, com 239 kg (com 90% de combustível e óleo), embora isso seja provavelmente devido ao tanque de combustível menor da Royal Enfield Shotgun 650.
Em termos de freios, o sistema é o mesmo da Super Meteor, com pinças ByBre de dois pistões na frente e na traseira, e discos de 320mm na frente e 300mm na traseira, com ABS e linhas de aço inoxidável trançadas como padrão.
Tecnologia e Conexões na Royal Enfield Shotgun 650
Os instrumentos e a parte elétrica parecem ser compartilhados com a Super Meteor, incluindo um farol de LED em uma bela carenagem de alumínio e um painel de instrumentos digital-analógico do outro lado do guidão. Esse painel inclui o mesmo sistema de navegação Tripper, mas a Royal Enfield Shotgun 650 também inclui o recém-lançado recurso no Aplicativo Royal Enfield Wingman, que mantém os pilotos atualizados sobre a localização ao vivo da moto, níveis de combustível e óleo, lembretes de serviço, entre outros. Assim como na Super Meteor, há também uma porta USB para manter seus dispositivos carregados.
Tenha uma Royal Enfield Shotgun 650 Customizada
No lançamento, a Enfield destacou o estilo inspirado em customização da Royal Enfield Shotgun 650, sua atitude e as diversas possibilidades de customização que a moto pretende incentivar. O design retrô-futurista é claramente inspirado no conceito SG650, com mais refinamento para o modelo de produção (infelizmente, sem rodas cubo), e segundo a Royal Enfield, é destinado a “atuar como uma tela em branco para customização e personalização”.
Mark Wells, chefe de design, expandiu sobre esse tema, dizendo: “Nossos clientes têm personalizado nossas motos por décadas. Buscando inspiração nessa rica cultura criativa… o design resultante é ao mesmo tempo novo e respeitoso de nossa herança, e uma visão futura de como uma Royal Enfield customizada poderia parecer daqui a alguns anos.”
Isso fica claro, dada a estética minimalista da Shotgun e as sugestões de customização com paralamas cortados, bordas mais definidas e predominância de tons escuros. Na verdade, não vemos nem um toque de cromo em nenhum lugar, nem mesmo na bela carenagem neo-moderna (que achamos que se teria um pouco de brilho).
Dizem que após a revelação do conceito na EICMA, todos os tipos de pedidos foram feitos por personalizadores interessados no modelo, e, para seu crédito, a Royal Enfield mostrou alguns dos exemplos mais conhecidos no lançamento. Vimos algumas Shotguns personalizadas e elegantes de nomes como Roland Sands e Winston Yeh, sem que duas motos se parecessem remotamente, mesmo que as únicas diferenças reais entre elas estivessem no tratamento da carroceria.
Um dos elementos de design mais inteligentes na Royal Enfield Shotgun 650 é o subchassi removível, que suporta o banco do passageiro. Com uma simples torção de chave, o banco traseiro pode ser removido, revelando o visual de banco solo mostrado na maioria dessas fotos. A seção traseira também pode ser facilmente modificada com a adição de um bagageiro ao chassi traseiro, além de o subchassi traseiro ser removível através de quatro parafusos, tornando-o um acessório conveniente e versátil.
Lançamento da Royal Enfield Shotgun 650 no Brasil
A Royal Enfield Shotgun 650 estará disponível em quatro cores exclusivas: Stencil White, Plasma Blue, Green Drill e Sheetmetal Grey, e a empresa diz que será lançada nos mercados globais, incluindo o Brasil no início do próximo ano (2025). Nesse ponto, também ainda não temos informações sobre preços.
Junto com a Royal Enfield Shotgun 650 a montadora também está lançando mais de 30 acessórios para a nova custom, incluindo espelhos de extremidade de guidão, diferentes tipos de bancos e aros em liga leve diamantados, apenas para citar alguns.
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