No cenário sempre dinâmico da inovação em motos trail, a Kawasaki assume o protagonismo ao oferecer uma amostra das suas novas KLX230 S e KLX230 SM ABS para 2024. Essa última revelação não apenas exibe uma estética renovada, mas também traz atualizações substanciais no motor e uma revisão no chassi, visando aprimorar o desempenho geral.
Kawasaki KLX230 S e KLX230 SM ABS 2024
Considerando a linha de modelos trail Kawasaki, temos o motor único refrigerado a ar de 233 cc que chama a atenção, marcando o início de uma jornada de evolução da Kawasaki no segmento.
Para 2023, a Kawasaki demonstrou seu compromisso com a versatilidade ao oferecer sete variantes da plataforma KLX230. Essa linha incluiu a focada em off-road KLX230R, a compacta KLX230R S, a dual-sport KLX230, a KLX230 S com assento mais baixo, a versão S equipada com ABS, a supermoto KLX230 SM e a SM equipada com ABS.
Nos modelos para 2024, a KLX230 S e KLX230SM passam por refinamentos, apresentando um motor levemente aprimorado, um design renovado e um ABS que foi reprogramado e agora pode ser ajustado. No entanto, as verdadeiras mudanças ocorrem nas modificações do chassi e na geometria geral das trails da Kawasaki.
O motor de comando simples (SOHC) de injeção direta de combustível da Kawasaki KLX230 2024 recebe ajustes impressionantes, incluindo um canal de admissão mais estreito, uma válvula de admissão 4 mm menor, um coletor de escape mais longo para melhorar o desempenho em baixas e médias rotações, além dos ajustes no ECU.
As mudanças mais significativas, no entanto, ocorrem no chassi. Com o objetivo de aumentar o curso da suspensão e a altura livre do solo sem elevar drasticamente a altura do assento, a montadora japonesa redesenhou o subquadro para os dois modelos KLX230 S e KLX230 SM 2024.
Apesar de um aumento marginal na altura do assento para a Kawasaki KLX230 S 2024 (33,3 polegadas, comparado a 32,7 polegadas da versão anterior), a Kawasaki conseguiu aumentar o curso da roda dianteira em 1,7 polegadas e o da roda traseira em 2,6 polegadas. A altura livre do solo para os modelos S de 2024 aumentou em mais de uma polegada em relação aos modelos de 2023, ficando agora em 9,5 polegadas (comparado a 8,3 polegadas da 2023). Além disso, os modelos S passam por uma reformulação na geometria do chassi, adotando um ângulo de inclinação 2,9 graus mais acentuado e 23 mm mais curto resultando em uma dirigibilidade mais responsiva.
A KLX230 S 2024 apresenta ainda um novo braço oscilante de alumínio que reduz aproximadamente 2,6 libras, acompanhado de um cilindro mestre do freio traseiro também mais leve. O amortecedor traseiro agora possui ajuste de pré-carga roscado, permitindo aos pilotos personalizar as configurações de acordo com seu peso.
Enquanto isso, a KLX230 SM 2024 se beneficia de uma geometria e configurações de suspensão revisadas. A moto utiliza rodas de 17 polegadas e emprega um novo conjunto traseiro Uni-Trak e um garfo invertido de 37 mm com configurações de mola mais rígidas. A supermoto Kawasaki 2024 apresenta uma inclinação do garfo dianteiro 1,6 graus mais acentuada e é 10 mm mais curto em comparação com o modelo dual sport S de 2023, garantindo um manuseio ideal nas ruas.
Quanto às melhorias na segurança, os modelos trail da Kawasaki para 2024 permitem aos pilotos desativar o ABS tanto na roda dianteira quanto na traseira. Como medida de segurança, o sistema retorna ao ABS completo após desligar e religar o motor. Vale destacar que o modelo SM está disponível exclusivamente com ABS para 2024.
Os modelos KLX230 S e KLX230 SM recebem um novo design inspirado na série off-road KX da Kawasaki. Tanque de combustível, carenagens e laterais atualizadas contribuem para uma aparência refinada e ergonomia aprimorada. Um novo farol de LED moderniza o conjunto de iluminação, e as rodas pretas destacam a conexão com a linhagem KX.
Os modelos S recebem um assento de perfil mais plano, enquanto a SM conta com um assento mais espesso em conjunto com um guidão mais alto, e pedaleiras foram ligeiramente recuadas. Para completar a atualização de 2024, a Kawasaki adicionou conectividade de smartphone ao display digital da KLX230.