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BMW Registra Patente para Spoilers Ativos na S 1000 RR

Asas Móveis devem iniciar nas pitas depois entrar na linha de produtos BMW Motorrad

BMW Registra Patente para Spoilers Ativos na S 1000 RR – Recentemente, vimos que a BMW registrou uma patente para um sistema aerodinâmico incomum, ele é destinado a criar downforce em curvas, e agora a novidade é que a empresa solicitou outra patente que busca o mesmo objetivo, mas de maneira muito diferente e mais tecnológica.

Os winglets já são bem estabelecidos como uma maneira de obter downforce em linha reta nas motos de corrida, ajudando a reduzir empinadas, aumentar a aderência em acelerações e durante a frenagem. No entanto, conseguir um avanço em downforce nas curvas é muito mais difícil devido à inclinação das motos. Existem soluções, como as formas e linhas da carenagem de efeito solo utilizadas pela Aprilia e outras marcas na MotoGP, mas são soluções temporárias, não sendo uma opção ideal para o problema.

Bmw registra patente para spoilers ativos na s 1000 rr

Patente da BMW para Asas Móveis

BMW Registra Patente Para Spoilers Ativos – A última patente da BMW propõe talvez a solução mais simples de todas: winglets que permanecem paralelos ao solo, mesmo quando o resto da moto está inclinado. Na MotoGP, onde a maior parte deste trabalho aerodinâmico está em andamento, isso seria ilegal. As regras afirmam claramente: “Dispositivos aerodinâmicos móveis são proibidos”. Assim, qualquer parte do corpo aerodinâmico deve ser fixada de modo que não seja possível ajustes ativos ou passivos.

No entanto, a BMW não compete na MotoGP, então talvez tenha uma visão diferente. A empresa bávara escolheu o Campeonato Mundial de Superbike (WSBK), onde as regras são muito diferentes. As regulamentações da FIM para o WSBK deixam claro que aerodinâmicas ativas seriam permitidas se uma empresa quisesse usá-las, com a condição de que o mesmo equipamento seja instalado como padrão na linha de produtos de rua, que baseia-se a moto de corrida. O livro de regras do WSBK diz:

Para peças aerodinâmicas ativas ou dinâmicas, APENAS o mecanismo homologado padrão pode ser usado. A amplitude de movimento deve ser a mesma que a usada pela moto de estrada homologada em uso normal – não o máximo mecânico.”

No momento, isso continua sendo um ponto discutível. Não há competidores no WSBK que tenham componentes aerodinâmicos ativos em suas motos de estrada, então ninguém teve a oportunidade de usar essa parte do livro de regras. No entanto, houve investigações sobre a ideia. Já em 2019, a Honda examinou winglets que se dobravam para dentro ou para fora, dependendo da necessidade, mas, como os winglets fixos, ainda seriam mais eficazes em retas do que em curvas. A última patente da BMW enfatiza fortemente as curvas, com winglets articulados presos a atuadores que os mantêm horizontais, independentemente do ângulo de inclinação da moto.

Bmw registra patente para spoilers ativos na s 1000 rr

BMW Registra Patente Para Spoilers Ativos

A BMW Registra Patente Para Spoilers Ativos, mas a patente não entra em muitos detalhes sobre os sistemas mecânicos ou elétricos necessários para operar os winglets, talvez pra conseguir restringir cópias ou plágios com relação a propriedade intelectual sobre todo o conceito.

Bmw registra patente para spoilers ativos na s 1000 rr

No entanto, não é difícil imaginar que, uma vez que as Unidades de Medição Inercial (IMUs) equipam virtualmente todas as superbikes modernas e monitoram constantemente o ângulo de inclinação, entre outros parâmetros, criar o sistema de computador para manter os winglets nivelados seria simples. Afinal, muitas das transmissões de câmeras de bordo que vemos na TV já conseguem permanecer na posição vertical enquanto a moto sob elas se inclina – a mesma ideia poderia ser facilmente traduzida para winglets.

Bmw registra patente para spoilers ativos na s 1000 rr

Embora a existência desta nova solicitação de patente não signifique que definitivamente veremos aerodinâmica ativa nas próximas gerações de superbikes da BMW, é um claro indicativo de que os engenheiros da empresa estão considerando a possibilidade. Se isso puder ser feito a um custo adequado e se os benefícios do sistema superarem a penalidade inevitável em termos de peso e volume, é um passo lógico para as empresas. Além disso, se a BMW receber uma ampla patente sobre a ideia, o que está longe de ser uma certeza, então os concorrentes – que, lembre-se, só podem usar aerodinâmica ativa se as motos de rua também tiverem – ficarão prejudicados, pois teriam que desenvolver sistemas suficientemente diferentes para evitar uma multa por patente existente ou pagar para licenciar a ideia da BMW.

Sendo assim a montadora BMW Registra Patente Para Spoilers Ativos antes que todos os concorrentes para garantir o conceito de inovação tecnológica.

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