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Ducati V21L – Italiana chegando com tudo!

Nova Ducati V21L Elétrica, revelada a italiana que promete revolucionar no MotoE !

Ducati V21L, a moto elétrica italiana que promete revolucionar no MotoE.

Nova Ducati Elétrica, a montadora apresentou os detalhes técnicos do protótipo V21L. O modelo que será utilizado a partir deste ano no Campeonado Mundial de MotoE – categoria de motos elétricas que integra o Mundial de Motovelocidade – e que certamente servirá para o desenvolvimento da linha de motos elétricas da fabricante de Borgo Panigale.

Ducati V21L

O modelo da Ducati chegará para substituir as Energica Ego Corsa, que são utilizadas na categoria desde a sua criação, em 2019.

O Brasil é representado na MotoE por Eric Granado, piloto que compete na classe desde o primeiro campeonato, tendo como melhor resultado da carreira um 3º lugar no Mundial de pilotos daquele ano.

Para produzir o protótipo da MotoE, a Ducati uniu seus designers aos da Ducati Corse, sua divisão esportiva, misturando suas expertises e processos.

A Ducati R&D cuidou do gerenciamento do projeto, enquanto o design da V21L ficou por conta do Centro Stile Ducati, que também criou a pintura da moto. Enquanto isso, a Ducati Corse atuou no design de peças eletrônicas, nos controles e estratégias de software, além das simulações da dinâmica e aerodinâmica da motocicleta, nos processos de montagem, teste e aquisição de dados da moto.

Ducati V21L

E segundo a Ducati, o resultado até o momento já é satisfatório. A V21L pesa 225 kg, 12 a menos do que o peso dos requisitos mínimos para uma moto de corrida da MotoE, e entrega valores máximos de potência e torque de 150 cv e 14,3 kgf/m respectivamente, números que levam a nova elétrica italiana a alcançar 275 km/h de velocidade máxima em um circuito como Mugello.

A bateria da Ducati V21L possui um formato específica para manter equilibrada a ciclística da moto, distribuindo o peso na área central da moto. Ela pesa 110 kg e oferece uma capacidade de 18 kWh com uma tomada de carregamento de 20 kW integrada na rabeta.

Ducati V21L

Dentro da bateria da Ducati V21L há 1.152 células cilindricas do tipo 21.700. O inversor, que pesa apenas 5 kg, é derivado de uma unidade utilizada em veículos elétricos que competem em provas de automobilismo, enquanto o motor, que pesa apenas 21 kg e atinge rotação máxima de 18.000 rpm foi desenvolvido por um parceiro seguindo as especificações técnicas fornecidas pela Ducati.

Todo o sistema é baseado em uma tensão de 800V – com uma bateria totalmente carregada – para maximizar a potência do motor elétrico e, como consequência, o desempenho e a autonomia.

Ducati V21L

A italiana Ducati, revela que um dos pontos altos da moto elétrica de competições Ducati V21L está no sistema de refrigeração, que utiliza um sistema líquido altamente sofisticado e eficiente com um circuito duplo projetado para atender às diferentes necessidades térmicas da bateria e da unidade motor/inversor, garantindo regularidade de temperaturas e conferido benefícios no que diz respeito a desempenho.

A fabricante italiana destaca que este processo permite a recarga da bateria sem a necessidade de esperar a moto esfriar.

A Ducati V21L pode ser carregada assim que entra na garagem e o tempo estimado para que ela recupere até 80% de sua autonomia é de apenas 45 minutos.

Ducati V21L

Assim como na Panigale e Diavel V4, a caixa de fibra de carbono da bateria também integra o chassi da Ducati V21L, e na área frontal o quadro de alumínio que pesa 3,7 kg. Já a traseira é composta por uma balança de alumínio de 4,8 kg com uma geometria idêntica a da Ducati Desmosedici da MotoGP, enquanto o subquadro traseiro, que integra a rabeta e o assento do piloto, é em fibra de carbono.

Para as suspensões da Ducati V21L, a montadora revelou um garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 com tubos invertidos de 43 mm de diâmetro na frente, derivado do Superleggera V4, enquanto um amortecedor Öhlins TTX36 totalmente ajustável está presente na traseira. O amortecedor de direção também é ajustável da Öhlins.

Ducati V21L

Já os freios, são assinados pela Brembo e utilizam discos duplos de aço com 338,5 mm de diâmetro e duas pinças duplas, enquanto na traseira o sistema usa pinça única de 34mm e disco único de 220 mm.

As equipes poderão equipar suas motocicletas com um controle de freio traseiro opcional posicionado no guidão esquerdo, que o piloto pode usar como alternativa ao pedal.

Ducati V21L











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