As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema – Se você é apaixonado por motos e cinema, talvez já tenha percebido que as duas rodas não têm tanta representação na telona quanto os carros. Enquanto o DeLorean de “De Volta Para o Futuro” e o Pontiac Firebird Trans Am de “Super Máquina” são praticamente estrelas de seus próprios filmes, as motos sempre aparecem mais como coadjuvantes de luxo. Mas isso não significa que elas não tenham deixado sua marca no mundo cinematográfico! Veja agora a lista: As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema!
As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema
Separamos aqui uma lista de algumas das motocicletas mais icônicas que já deram o ar da graça nas telonas. Pega o capacete e vem com a gente!
1. Kawasaki GPZ 900 R – Top Gun (1986)
Imagine a cena: Tom Cruise, interpretando o destemido Pete “Maverick” Mitchell, cortando o vento em uma Kawasaki GPZ 900 R, a primeira da linha Ninja que se tem notícia. Com 908cc, ela fazia 250 km/h sem suar. Era a moto perfeita para um piloto tão ousado quanto Maverick. Aliás, você sabia que essa moto ajudou a popularizar o conceito de “Ninja” que conhecemos hoje? Pois é, Top Gun não só alçou Cruise ao estrelato, como também imortalizou essa máquina.
2. Harley Fat Boy – O Exterminador do Futuro 2 (1991)
Quando Arnold Schwarzenegger sobe em uma Harley Fat Boy para salvar o futuro, o impacto é imediato. A grandona da Harley virou um ícone dos anos 90, ainda mais com a trilha sonora do Guns N’ Roses embalando a cena. Não é à toa que essa Fat Boy foi parar em leilões e até ganhou seu espaço no museu da marca em Milwaukee. Com um motor de 1337cc, a moto virou símbolo de força e resistência.
3. Ducati 996 – Matrix Reloaded (2003)
No universo digital e caótico de “Matrix Reloaded”, Trinity (Carrie-Anne Moss) e sua Ducati 996 foram feitas uma para a outra. Com 123 cavalos e 998cc, essa máquina italiana protagoniza uma das perseguições mais eletrizantes do cinema. A Ducati até lançou uma edição limitada em verde escuro para celebrar o filme. A cena de Trinity sobre a 996 é tão épica que a moto virou um objeto de desejo instantâneo.
4. Triumph Speed Triple – Missão Impossível 2 (2000)
Tom Cruise retorna à lista, desta vez como Ethan Hunt em uma batalha em duas rodas na icônica Triumph Speed Triple. Com 123 cavalos e 998cc, a moto faz acrobacias que desafiam a física (e o bom senso). Embora a cena seja repleta de erros de continuidade, como troca de pneus de asfalto para terra, a ação é tão intensa que você quase perdoa esses deslizes. Só não perdoa a quebra da bolha da Triumph Daytona 955i que substituiu a Speed Triple em algumas cenas.
5. Yamaha XT250 – Rambo: First Blood (1982)
Chegando a metade da nossa lista: As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema temos a “XTzona”. Quando John Rambo (Sylvester Stallone) precisa de uma fuga rápida, ele recorre a uma Yamaha XT 250. Com seus 22 cavalos e 249cc, a pequena moto se torna uma aliada na fuga dramática. Curiosamente, a moto ganha o som de uma dois tempos, mesmo sendo uma quatro tempos, só para dar um toque mais “dramático” à cena. Bem Hollywood, né?
6. Ducati Sport Classic 1000 – Tron: Legacy (2010)
O mundo digital de Tron ganha uma pitada de estilo retrô com a Ducati Sport Classic 1000. Com 90 cavalos e 992cc, essa moto descontinuada é um verdadeiro espetáculo visual. O filme faz um trabalho impecável ao integrar a estética futurista de Tron com o design clássico da Ducati, mesmo que a moto apareça brevemente. Foi o suficiente para deixar os fãs de duas rodas com água na boca.
7. Kawasaki KZ 1000 – Mad Max (1979)
Em um futuro distópico, onde gangues dominam as estradas, a Kawasaki KZ 1000 reina. No filme “Mad Max”, Goose, o parceiro de Mel Gibson, pilota essa máquina modificada para as cenas mais intensas. Com 1015cc e 83 cavalos, a KZ 1000 era praticamente uma concessionária ambulante da marca japonesa, embora não houvesse nenhum acordo oficial. Tanto que, para evitar problemas, a marca na moto foi disfarçada como “Kwaka”.
8. Triumph Thunderbird 6T – O Selvagem (1953)
As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema também tem clássicos: Marlon Brando em “O Selvagem” é quase sinônimo de bad boy em duas rodas. Ele pilota uma Triumph Thunderbird 6T de 649cc, que, na época, causou dor de cabeça para a Triumph, preocupada em ver sua moto associada a um personagem fora da lei. Hoje, a marca mudou de tom e reconhece o impacto do filme em consolidar a lenda da Triumph.
9. Honda CB 350 Super Sport – Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011)
Na refilmagem americana do sucesso sueco, a Honda CB 350 de 325cc vira quase uma extensão da personagem Lisbeth Salander, interpretada por Rooney Mara. A moto, customizada como uma cafe racer, reflete a personalidade forte e rebelde da protagonista. Foram construídas três motos especialmente para o filme, mostrando que, às vezes, a moto é mais do que apenas um meio de transporte.
10. MV Agusta F4 750 SPR – Eu, Robô (2004)
Em um futuro dominado por robôs, Will Smith prefere confiar em uma máquina do passado: a MV Agusta F4 750 SPR. Com 126 cavalos e 749cc, essa moto é o símbolo da nostalgia do personagem por tempos mais simples. Pena que a atenção da cena é roubada por um carro conceito futurista, deixando a MV Agusta meio ofuscada. Mas para quem conhece motos, foi um aceno aos entusiastas.
As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema + 1 de BÔNUS
11. Kawasaki ZZR 250 – Kill Bill Volume 1 (2003)
Por último, mas não menos importante na lista: As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema, oturo clássico agora moderno! Uma Thurman, em “Kill Bill”, pilota uma Kawasaki ZZR 250 amarela que combina perfeitamente com seu macacão icônico. Com 248cc e 45 cavalos, essa “Ninjinha” é mais lembrada pela estética do que pela potência. E ainda bem que a trilha sonora alta esconde o ronco não tão empolgante da pequena 250!
Então, da próxima vez que você estiver assistindo a um desses filmes no cinema, preste atenção nas motos. Elas podem não roubar os holofotes como os carros, mas fazem sua parte com estilo e deixam uma marca inconfundível no coração dos fãs de duas rodas.
Espero que tenha gostado da nossa lista: As 10 Motos mais Emblemáticas do Cinema!