Alta Cilindrada Moto Revista

Andar de moto melhora seu Corpo e Mente

Andar de moto melhora seu Corpo e Mente, você sabia?

Nesse artigo vamos descrever os principais benefícios que o seu corpo sente consciente e inconscientemente durante um passeio de moto.

Andar de moto melhora o seu corpo e mente, mas nem todo mundo sabe disso. Quando começamos a nos interessar pelo mundo das duas rodas, não é difícil de ouvirmos das pessoas próximas a nós coisas bem negativas e até preconceituosas sobre ter uma moto, ouvimos familiares e amigos dizerem que: “moto é perigoso”, “eu não confio nas outras pessoas no transito pra andar de moto” e o principal e mais preconceituoso de todos “moto é pra quem não pode comprar um carro”. Obviamente, todas essas afirmações que ouvimos estão erradas, e muito erradas.

E tem um motivo pra que as pessoas pensem assim, afinal o mundo das duas rodas não é pra todo mundo. Moto é uma expressão de liberdade e rebeldia, principalmente de independência e nós sabemos que tem pessoas que morrem de medo de serem livres e independentes. Ainda mais em um país onde foi construída uma cultura de protecionismo, onde você precisa ter segurança no emprego, viver trilhando o caminho padronizado da multidão e principalmente, acreditar que uma vida livre e independente é coisa de gente ou muito rica ou sem objetivos.

Andar de Moto

Isso é o que torna andar de moto uma parada tão única, uma experiência incrível que definitivamente nem todos terão a oportunidade de experimentar. Os que não tem coragem geralmente criticam, porque você tem a coragem de fazer da sua vida o que quiser.

O motociclista quando começa a andar de moto, ele se conecta com a liberdade, a natureza e o som do vento abafado pelo capacete permite que tenhamos longas horas desfrutando apenas do dom do motor que embala os pensamentos, por isso, motociclistas geralmente tem uma visão de mundo muito diferente do padrão estabelecido pela sociedade, do cinema e da televisão.

Apesar de tudo isso há diversos benefícios de andar de moto.

Pilotar Moto

Andar de Moto melhora seu corpo

Isso é um fato, andar de moto melhora seu corpo físico. Conscientemente ou não pilotar uma moto é uma atividade que exige muito esforço físico, enquanto você admira a paisagem durante uma viagem com os amigos, diversas partes do seu corpo estão trabalhando pesado pra te proporcionar isso.

Por exemplo, pra se manter confortável você precisa manter sua coluna ereta e isso faz com que os músculos de suas costas estejam sempre em atividade, mantendo a sua posição mesmo contra o vento. Não é como correr em uma esteira, mas com certeza há diversos músculos trabalhando. Isso fará com que a longo prazo você desenvolva tônus muscular em áreas específicas que farão seus passeios cada vez mais fáceis e prazerosos.

Nova Suzuki GSX-S 1000 2023

Outro músculo muito ativado é o trapézio e os grupamentos musculares na região do pescoço. Embora não pareça importante, fortalecer o pescoço pode livrar você de diversas dores incomodas na cervical e nas costas. Com uma moto que se ajusta a sua postura, seu corpo irá trabalhar em sincronia, e isso transformará a Força-G em um verdadeiro peso, como se a sua moto se tornasse um grande aparelho de musculação.

[expander_maker id=”1″ more=”Clique para continuar lendo” less=”Retornar”]

As pernas também podem ganhar força ao longo do tempo. Andar de moto melhora seu corpo aos poucos, isso são benefícios quase imperceptíveis, mas, todo benefício é válido. Ao conduzir sua motocicleta, você tem diversos momentos de força, extensão e contração o que beneficia grupos musculares e ligamentares das pernas. A maioria das pessoas que se mantém com a postura correta na sua moto tem uma vida ativa e não sentem muitas cãibras musculares.

Triumph Tiger Sport 660 Touring 2023

Andar de Moto melhora sua mente

Andar de moto melhora a sua mente e seu cérebro. E não é força de expressão. Ao andar de moto você precisa se colocar em um estado de alerta, sendo assim, você precisa estar muito mais envolvido e perceptivo ao ambiente, pra isso acontecer, várias partes do seu cérebro são ativadas e estimuladas pra que você possa analisar todos os fatores importantes durante a rodagem como: transito, pedestres, obstáculos, placas, clima, e muito mais.

Andar de moto faz bem pra mente

Além disso, em algumas situações você é forçado a tomar decisões rápidas em frações de segundos. Isso mantém seus reflexos em dia, afinal, seu cérebro com certeza fica analizando a todo o tempo diversas possiblidades de situações de emergência e como você poderia se safar de algum perigo. E se tiver um buraco na via? e se o carro da frente não der a seta? e se começar a chover? Ao trabalhar todas essa possibilidades em seu cérebro, ele acaba criando soluções para caso algum problema surja.

Portanto, as funções cognitivas do seu cérebro serão muito mais ativas do que em alguém que não anda de moto, levando até ao melhor desenvolvimento cognitivo, reflexivo e de aprendizado, principalmente falando em coordenação e habilidades.

 

Usando os dois hemisférios do cérebro enquanto pilota sua moto

Além disso, pilotar uma motocicleta ensina seu corpo a usar cada um de seus membros para uma função específica. O lado esquerdo controla a embreagem, o direito controla o acelerador e o freio dianteiro, o pé esquerdo controla a troca de marchas e o pé direito controla o freio traseiro. Ao pilotar uma motocicleta, você está essencialmente programando seu corpo para executar várias funções ao mesmo tempo como um todo harmonioso.

O que é ainda mais impressionante é que, na maioria das vezes, você nem percebe que está fazendo isso! É quase como se seu corpo estivesse funcionando no piloto automático.

Andar de moto faz bem pra mente

Andar de moto te faz mais feliz

Outro fator que vale ressaltar, sem contar os trajetos de trabalho, em viagens, você já viu alguém passear de moto sem um sorriso no rosto? E ainda tem gente que acha que ficar sentado na frente da tv assistindo só notícia ruim, desgraças e tragédias é menos perigoso, dá pra crer?

Com essa alta da tecnologia, redes sociais, tv, cameras e celulares de ponta. Tudo isso colabora para uma sociedade cada vez mais estressada. Especialmente quando falamos de jovens adultos. A ansiedade predomina enquanto seu cérebro é super dosado em dopamina, na frente de um celular, vendo a vida de outra pessoa acontecer enquanto a sua vai passando em vão.

Andar de moto te faz feliz

Pra reduzir o stress há diversas opções: música, exercícios, arte, e no meu caso e acredito que no seu também: andar de moto! Sim andar de moto tem o mesmo efeito dopaminérgico, em doses saudáveis, enquanto estimula seu cérebro e suas percepções admirando a paisagem e sentindo o vento na cara.

Então pra se livrar do stress das contas, dos comentários negativos, politica desastrosa, noticiário cheio de tragédias e de todo e qualquer tormento, ande de moto! Se dê a oportunidade de se desconectar do mundo digital por algumas horas, seja só você, sua moto e a estrada. Isso irá tirar um grande peso das suas costas, você chegará em casa renovado e pronto pra enfrentar com muito mais energia seus obstáculos semanais no trabalho e na vida.

Tire um tempo pra você, vai dar um role de moto!

Andar de moto te conecta ao mundo

Você já foi numa festa onde você não conhecia ninguém e não tinha nada em comum com ninguém de lá? É uma situação constrangedora e desconfortável de se estar. Felizmente, outro grande benefício para o motociclista é o benefício de fazer parte de uma comunidade e conhecer novos tipos de pessoas, abrindo portas para novas experiências.

O componente social por trás do mundo dos motociclistas é muito forte, especialmente porque somos uma parcela muito pequena da população. Somos um grupo unido, e é sempre divertido embarcar em uma aventura com amigos ao seu lado.

Se você está entrando nesse mundo agora, participar de passeios de caridade e encontros regionais é outra ótima oportunidade para se conectar com outros motociclistas e, ao mesmo tempo, fazer um pouco de bem. Porque fazer o bem é bom demais.

Andar de moto te conecta com pessoas

De grandes eventos e encontros até os pequenos comboios, andar de moto e estar com pessoas que compartilham da mesma paixão é sempre uma excelente opção. Seja ficar no postinho tomando um refrigerante e batendo papo sobre motos, até grandes expedições… tudo com amigos fica melhor!

Compartilhar experiências é viver em dobro, compartilhe sua paixão por duas rodas e também compartilhe com seus amigos essa publicação!

Por hoje é só, bons ventos a todos vocês!

[/expander_maker]











Siga o Alta Cilindrada no youtube
Siga-nos no Google News / Google Notícias

Comentários

Adblock detectado

Nosso conteúdo é 100% gratuito, portanto para que seja sempre assim, pedimos a gentileza de desativar o seu bloqueador de anúncios. Obrigado!