Nova Yamaha R9 2024. A nova Yamaha R9 está chegando no segundo semestre de 2024 para ocupar o lugar que a Yamaha R1 deixou ao sair da linha de produção urbana da montadora japonesa. A informação vem direto da Europa sobre o futuro lançamento que vem pra substituir um verdadeiro ícone mundial das esportivas.
Rumores e especulações diretamente da Ásia se espalham mundo a fora sobre o fim da R1 que deu origem a uma nova esportiva, a inesperada chegada da nova Yamaha R9 2024 é praticamente certa.
Nova Yamaha R9 combina o melhor da R1 e MT-09
Rumores apontam a chegada da YZF-R9 na Europa, ainda no segundo semestre de 2024. Popularmente conhecida como Yamaha R9, a montadora já registrou o nome no mercado global, o que se revela como um forte indício de que teremos realmente uma R9 com o motor de 890 cc da MT-09, Tracer 9 GT+, XSR900 e XSR900 GP.
A revista japonesa Young Machine já fez suas previsões que indicam um modelo esportivo renderizado, imaginando previamente como seria o novo design da moto esportiva de alta cilindrada da Yamaha.
O seu design marcará um novo caminho na saga YZF-R e não faltarão spoilers na carenagem. As informações do Japão também não descartam a existência de uma Yamaha R9M com suspensões, freios e eletrônica mais avançada inspirada nas pistas.
O design bebeu na fonte da linha R1 e MT-09 e pode ser um ícone para uma nova geração na história da linha de motos esportivas da Yamaha, YZF-R. Além das tradicionais asas, o modelo também receberia um farol minúsculo e uma carenagem integral bem similar a que conhecemos na R1.
E qual é o futuro da Yamaha R1?
Segundo informações da montadora a moto continuará avançando na sua tecnologia e aprimoramentos, porém apenas para as pistas, visando a presença forte da montadora nas competições. Fontes ligadas a montadora na Europa revelam:
A Yamaha continua totalmente empenhada em competir com a R1 nas principais corridas de produção realizadas em todo o mundo, incluindo o Campeonato do Mundo de Superbike da FIM (WSBK) e o Campeonato do Mundo de Endurance (EWC). Esta iniciativa também se estende ao apoio a equipas e utilizadores que continuam a competir com o modelo superdesportivo emblemático da Yamaha.”
Além da disponibilidade nas pistas outros pontos foram ressaltados, inclusive com uma pequena esperança reascendendo para aquecer o coração dos entusiastas do modelo.
A produção da R1 continuará, assim como o programa de desenvolvimento que conquistou títulos mundiais no WSBK e no EWC. Continua a ser uma escolha popular para aqueles que querem aprimorar as suas habilidades. Portanto, dado o desafio de cumprir os requisitos de homologação Euro 5+, planeamos lançar uma R1 com especificações de pista, semelhante à R6, a partir de 2025.”
Agora é aguardar pra ver qual será o futuro da linha esportiva da Yamaha e torcer pra que os novos modelos cheguem por aqui!