Nova Royal Enfield Himalayan 2024 – A mais recente criação da Royal Enfield é a nova Himalayan 2024, uma moto aventureira única com refrigeração líquida e um moderno motor de quatro válvulas. Desde o lançamento os modelos retrô acessíveis da Royal Enfield são muito populares, a Royal Enfield Himalayan atende aos desejos dos pilotos contemporâneos em busca de uma experiência verdadeiramente moderna com uma “pegada” tradicional.
O que sabemos sobre a Nova Royal Enfield Himalayan 2024?
Equipada com um inovador motor monocilíndrico de quatro válvulas refrigerado a líquido e controle eletrônico do acelerador, conectado a uma transmissão de seis velocidades, a nova Royal Enfield Himalayan 2024 é uma evolução marcante em relação ao seu antecessor refrigerado a ar. Apesar de manter sua posição na linha de produtos, a nova versão não compartilha nada além da forma geral com o modelo anterior, destacando-se como uma opção versátil para os aventureiros que gostam de motos leves.
Enquanto a versão anterior da Himalayan apresentava um motor de 411cc refrigerado a ar, a nova moto incorpora o motor Sherpa 450 de 452cc, oferecendo um aumento significativo de desempenho. A refrigeração líquida permite um ajuste mais avançado, com uma taxa de compressão de 11.5:1 em comparação com os 9.5:1 do motor anterior. Com quatro válvulas e dois eixos de comando, o motor entrega uma potência máxima de 40 cv a 8.000 rpm e um torque de puco mais de 4 kgf/m a 5.500 rpm.
O novo motor é montado em um chassi de dupla trave de aço, substituindo o design de berço dividido da versão anterior. A suspensão também foi modernizada, com um garfo Showa de 43mm na frente e um braço oscilante de liga de alumínio conectado a um amortecedor monoshock Showa na traseira. Essas alterações compensam o peso adicional do motor refrigerado a líquido, resultando em uma redução no peso total da moto para 196 kg.
A capacidade off-road da Nova Himalayan 2024 é reforçada pelos pneus A/T com fios de aço, com medidas de 90/90-21 na dianteira e 140/80-17 na traseira, os freios também ganharam melhorias, incluindo um disco dianteiro de 320mm com pinça de dois pistões e um freio traseiro de 270mm, ambos com ABS.
O design da Nova Royal Enfield Himalayan 2024 apresenta uma estética mais esculpida em comparação com o modelo original, abandonando a pura utilidade em favor de um estilo mais convencionalmente atraente. A parte dianteira e traseira foram aprimoradas, o farol LED redondo tem uma posição ligeiramente mais baixa, e o tanque de combustível possui laterais mais arredondadas. O assento dividido em duas partes é ajustável em altura, variando de 32.5 a 33.3 polegadas, com uma opção mais baixa de 31.7 polegadas.
Alguns elementos familiares foram mantidos, como as barras de bagagem laterais incomuns ao redor do tanque de combustível, oferecendo proteção à carenagem e um local extra para prender objetos. Além disso, há várias opções para tornar a Nova Himalayan 2024 ainda mais robusta, incluindo protetores de motor, protetor de radiador, placa protetora sob o motor, protetor de farol, tela mais alta e bagageiro de alumínio.
Do ponto de vista do piloto, a Nova Royal Enfield Himalayan 2024 apresenta um visor simples e circular que é, na verdade, um display TFT colorido completo com conectividade para celular e navegação baseada em mapas do Google – uma característica mais útil fora das estradas convencionais do que a navegação por turno comumente encontrada em instrumentos conectados a smartphones. A moderna tecnologia se estende ainda ao farol LED e aos modos de condução controlados por joystick.
Em um cenário de motos aventureiras cada vez maiores, potentes e pesadas, a Himalayan destaca-se como uma opção mais adequada para aventuras globais, especialmente se o foco estiver em viagens off-road em vez de passeios em estradas de alta velocidade.
Além da Nova Royal Enfield Himalayan 2024 também há outra novidade!
A Royal Enfield também surpreendeu ao revelar um protótipo elétrico da Himalayan 2024 na EICMA 2023 em Milão, ao lado do modelo de produção. Embora ainda seja um modelo de teste em vez de um modelo destinado à produção, é uma máquina em funcionamento que está passando por desenvolvimentos adicionais, indicando o interesse da Enfield em um futuro impulsionado por baterias.