Yamaha Lança a Transmissão Semi-automática Y-AMT – A Yamaha anunciou oficialmente a nova transmissão semi-automática Y-AMT, que estará presente em diversos modelos de motos a partir de 2025. Essa inovação chega logo após os anúncios semelhantes da BMW e KTM, acirrando a disputa pela supremacia das motos com trocas automáticas.
De Olho no Futuro: Transmissão Semi-automática Y-AMT
O sistema Y-AMT da Yamaha é uma evolução do YCC-S (Yamaha Chip Controlled Shift), usado no modelo FJR1300 desde 2006. Enquanto o YCC-S utilizava hidráulica para controlar a embreagem, o novo Y-AMT emprega atuadores eletromecânicos tanto para a embreagem quanto para a troca de marchas. Isso, aliado aos avanços em tecnologia de sensores e aceleradores eletrônicos, promete uma troca de marchas quase tão suave quanto a do DCT (Dual Clutch Transmission) da Honda.
Modos de Condução: Três Opções para Diferentes Estilos
A Transmissão Semi-automática Y-AMT oferece três modos de condução:
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- D (Automático): Troca de marchas sem intervenção do piloto, ideal para uma condução relaxada.
- D+ (Esportivo): Mantém as marchas por mais tempo e reduz antes, mantendo o motor em alta rotação.
- Manual: Permite ao piloto controlar as marchas por meio de botões no guidão, com a operação da embreagem sendo totalmente automatizada.
Vantagens do Sistema
Sem a necessidade de um pedal de câmbio, os pilotos têm mais liberdade para se posicionarem melhor nas curvas. A automatização da embreagem e da troca de marchas permite que o piloto se concentre mais em outros aspectos da condução. Diferente do DCT da Honda, que adiciona cerca de 11 kg ao peso da moto, a Y-AMT pesa apenas 2,8 kg, sendo mais fácil de adaptar a diversos modelos com transmissão manual convencional.
Modelos Futuramente Equipados
Embora a Yamaha não tenha confirmado quais modelos receberão o sistema primeiro, patentes anteriores mostram a aplicação no MT-07 e YZF-R7, que devem ser renovados em 2025. A empresa destaca que a Y-AMT foi desenvolvida para “aumentar a pureza da condução esportiva” e estará presente em esportivas, motos para turismo e deslocamentos urbanos. Além disso, o sistema maximiza as características dos motores crossplane da Yamaha, como o CP4 de quatro cilindros (MT-10 e YZF-R1), o CP3 de três cilindros (MT-09 e suas derivações) e o CP2 de dois cilindros (MT-07, YZF-R7 e Ténéré 700).
Com essa nova tecnologia, a Yamaha promete trazer uma experiência de condução ainda mais refinada e acessível, oferecendo o melhor da tecnologia semi-automática em um pacote leve e eficiente. Fique de olho nas novidades para 2025 e prepare-se para uma nova era de pilotagem com a Yamaha!