Alta Cilindrada Moto Revista

Nova Yamaha R9 pode chegar em 2024

Nova Yamaha R9 pode chegar em 2024

Surgem rumores de há uma nova esportiva, a Yamaha R9 com motor de 3 cilindros estaria surgindo no Japão. Fontes revelam que a moto deve entrar em linha de produção em 2024.

Há muito tempo que não temos uma moto de 900cc que entregasse muita potência, parte da culpa disso é das leis de emissão de poluentes, as famosas LPs. Contudo a Yamaha atendeu a pedidos do público europeu, e está planejando o lançamento de uma esportiva leve e carenada com o motor da MT-09 de 117cv e 888cc.

Provavelmente a R9 irá oferecer um pacote de opcionais direcionados a cada um dos públicos, sendo uma versão destinada ao usuário comum e outra um pouco mais apimentada, o que faria da Yamaha R9 uma excelente moto para cidade e para estrada.

Com excessão das asas aerodinâmicas, acredito que a carenagem seja muito próxima a essa renderização abaixo feita por um designer.

Nova Yamaha R9 2024

Nela podemos ver a carenagem completa imitando a linha de design das motos esportivas da montadora japonesa, com a pintura vermelha e branca que faz uma homenagem à primeira R1 lançada lá em 1998.

As informações apontam para um possível lançamento na data de aniversário de 25 anos da Yamaha R1, então faz sentido que uma pintura especial comemorativa esteja entre as opções disponíveis na nova Yamaha R9 2024.

Essa história não vem de agora, ela se iniciou há um tempo, lá em 2021, mais precisamente na primeira semana de agosto, a Yamaha solicitou o registro do nome “R9” na União Européia, Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Brasil e Nova Zelândia, assim como registrou a sigla “YZF-R9” nas Filipinas. Sendo assim, tudo indica que nossas fontes são quentes.

Confirmando a teoria a própria Yamaha dá indícios de um modelo que complete a linha, já que atualmente conta com modelos como o R125, R3, R7 e R1 com carenagem e todas elas possuem versões MT, que são as nakeds que compartilham a mesma plataforma e motor.  A única moto que não tem a versão carenada “R” correspondente é a MT-09, então tudo isso parece ser a peça que faltava para esse quebra-cabeças.

Para manter os custos de produção enxutos a yamaha utiliza a mesma linha de estrutura e quadros, por exemplo: a MT-03 e a R3 possuem o mesmo chassi e geometria, assim como a MT-07 que também compartilha a estrutura de quadro estilo diamond com a nova R7, e finalizando a MT-10 que utiliza o mesmo quadro da R1.

Yamaha R9 2024

Nao precisa ser um vidente para acreditar que a R9 seguiria este mesmo padrão. No design apresentado podemos ver o quadro semelhante com a estrutura em vida de alumínio e balança oscilante como na MT. Além disso, é bem provavel que os mesmos itens de freios e suspensão da MT-09 equipem a nova Yamaha R9 2024, porém ajustados para uma traseira mais elevada e uma direção mais agressiva.

Também pode ser herdado da MT-09 o painel TFT colorido que foi integrado a moto naked em 2021, além de toda a eletrônica e IMU de seis eixos. Ao serem questionados a montadora Yamaha não se pronunciou ainda sobre o modelo.

O Lançamento da Yamaha R9 2024 faz sentido

Lançar a Yamaha R9 2024 faz sentido porque na Europa a montadora Yamaha tinha uma moto supersport de 600cc de quatro cilindros, ainda com a tecnologia antiga da montadora, que era muito popular. Porém, ela saiu de linha e deixou o público sem uma substituta a altura.

Então a R9 ocuparia a lacuna que ficou entre a R7 e a R1 topo de linha, suprindo essa lacuna deixada pela antecessora. Isso ocorre porque a a atual R7 conta com 73,4 cv e a R1 com 200 cv, ou seja, é uma lacuna muito grande entre os 2 modelos, que antes era ocupado pela R6 que tinha 117 cv e 190kg.

Yamaha YZF-R9 2024

 

A Yamaha R9 preencheria essa lacuna chegando com o motor tricilindrico, e essa teoria se baseia na informação de que a R9 2024 poderia ocupar essa posição, eu explico: Hoje a MT-09 conta com mais de 117cv e pesa 189 kg totalmente abastecida. A R9 receberia a mesma estrutura e motorização porém com o motor forjado e cerca de 50% a mais de torque, o que faria da Yamaha R9 2024 não só uma substituta a altura para a R6, como uma verdadeira evolução em termos de engenaria e tecnologia.

Por hora não temos maiores informações sobre esse lançamento, mas assim que soubermos de mais alguma coisa, com certeza traremos pra vocês as informações quentinhas sobre esse lançamento na Europa.

Yamaha YZF-R9 2024

 

 

 

 

 







Siga o Alta Cilindrada no youtube
Siga-nos no Google News / Google Notícias

Comentários

Adblock detectado

Nosso conteúdo é 100% gratuito, portanto para que seja sempre assim, pedimos a gentileza de desativar o seu bloqueador de anúncios. Obrigado!