Nova Mid Trail CFMoto Ibex 450 – Depois de revelar a 450MT na EICMA em novembro, a CFMoto está oficialmente apresentando a versão de produção para os EUA de sua Mid trail de 449 cc. Renomeada como CFMoto Ibex 450, a moto de aventura bicilíndrica chega com rodas raiadas, suspensão de longo curso, estilo europeu e um preço atrativo. A CFMoto USA informa que o Ibex 450 será um modelo de 2025, com previsão de lançamento para o outono de 2024.
Nova Mid Trail CFMoto Ibex 450
A CFMoto Ibex 450 utiliza uma versão do motor bicilíndrico de 449 cc encontrado na sportbike 450SS, naked bike 450NK e na futura cruiser 450CL-C. Adaptado para a categoria de aventureiras, a CFMoto afirma que produz 44 cv a 8.500 rpm e 4,5 kgf/m de torque a 6.250 rpm. Comparado com o 450SS e o 450NK, a potência máxima chega 1.000 rpm mais cedo na faixa de rotação, com uma redução de 6 cv, enquanto o torque máximo aumenta em 0,5 kgf/m, prometendo melhor desempenho fora de estrada e em viagens.
A potência é transmitida por uma caixa de câmbio de seis marchas e embreagem deslizante. O motor também utiliza uma configuração de virabrequim de 270 graus e dois contra-balanceadores, tecnologias bastante atuais para motores bicilíndricos.
O motor é fixado ao chassi de tubular de aço. A suspensão KYB oferece generosos 20 cm de curso, mantendo a altura do assento em razoáveis 82 cm. A CFMoto afirma que a suspensão dianteira é totalmente ajustável, e o monoamortecedor traseiro é ajustável para pré-carga e retorno.
Uma pinça radial de quatro pistões da J.Juan agarra um único disco de 320 mm na dianteira. Na traseira, há uma pinça de pistão único e disco de 240 mm. O ABS Bosch pode ser desligado na roda traseira por meio de um interruptor no guidão.
As rodas são raiadas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira e já indicam a intenção off-road da CFMoto Ibex 450. A montadora afirma que a CFMoto Ibex 450 pesa 175 kg a seco. A Ibex 450 possui um sistema de controle de tração Bosch que pode ser ligado ou desligado a partir do painel.
Falando do painel, a CFMoto Ibex 450 utiliza uma tela TFT curva de 5 polegadas com conectividade para smartphones. A CFMoto possibilitou que a motocicleta receba atualizações de software sem fio, uma característica que esperávamos que fosse comum na indústria até agora. É ótimo ver a marca chinesa implementando isso. A CFMoto também não economizou em outros detalhes. Uma bolha ajustável, iluminação LED, protetor de cárter de alumínio, espelhos retráteis e uma porta de carregamento USB-C agregam valor e conveniência.
Objetivos da Nova Mid Trail CFMoto Ibex 450 no mercado
O Ibex 450 incorpora tecnologia e recursos interessantes geralmente não associados a uma motocicleta que provavelmente terá um preço de entrada. Além disso, seu estilo transmite a seriedade com que a CFMoto está tentando conquistar o mercado.
“Pilotos em novos mercados” podem revelar parte da intenção da CFMoto. A CFMoto, nome comercial da Zhejiang Chunfeng Power Company, tem sede em Hangzhou, uma cidade de 13 milhões de pessoas, e vale ressaltar, tem sede em Plymouth, Minnesota, e apoia mais de 300 concessionárias nos EUA. O comunicado diz que ela tem “grandes planos para o desenvolvimento futuro de motos globais”.
Apesar dos muitos obstáculos que a CFMoto enfrenta no mercado americano, motos como a CFMoto Ibex 450, se chegarem com bons preços, comprovarem ser confiáveis e contarem com bom suporte de revendedores, com certeza podem se consolidar na estrada rumo ao seleto lugar onde habitam as principais montadoras de motos do mundo. Embora esses sejam muitos “se”, que só o tempo poderá dizer, a CFMoto Ibex 450 parece promissora pelo menos no projeto.