A MV Agusta Lucky Explorer 9.5 2023 chega com inspiração no famoso modelo do Rally Dakar
A montadora MV Agusta revelou a Lucky Explorer 9.5 2023 no EICMA Show, que ocorreu em novembro de 2022 em Milão, na Itália. A super trail ou big trail adventure chega para homenagear o passado e trazer um sabor de nostalgia pra todos os apaixonados por motociclismo.
Inspirada no modelo de 1994 à 1997 que esteve competindo no Rally Dakar, na época com a marca Cagiva em parceria com a Ducati que fornecia o conjunto de motor, a Lucky Explorer cruzava o deserto, duna após duna, vencendo os obstáculos do percurso com maestria graças a combinação de máquina e piloto.
A Lucky Explorer 9.5 2023 chega com quadro em aço e cromo molibidênio, bipartido entre quadro superior e inferior, oferecendo uma excelente resistencia aliado ao baixo peso, que faz da Lucky Explorer uma desbravadora de horizontes independente do terreno. Excepcional no off-road, o quadro em treliça permite que a moto seja confortável e resistente, enquanto os materiais recebem a rigidez e flexibilidade ideais para evitar quebras do quadro ou de outros componentes.
A aerodinâmica também foi melhorada. Testada em túnel de vento a equipe de engenharia e aprimoramento tecnológico colocou todos os seus esforços em estabilidade, desempenho e principalmente redução de turbulência. O sucesso não poderia ser mais certo, ao conduzir a MV Agusta Lucky Explorer 9.5 o parabrisa consegue direcionar todo o ar para o topo do capacete, reduzindo muito o arrasto e melhorando até mesmo o conforto em altas velocidades.
E falando em conforto, a ergonomia da Lucky Explorer 9.5 2023 merece destaque. Toda a geometria da moto foi desenvolvida para oferecer o equilíbrio ideal entre agilidade e estabilidade tanto no asfalto quanto fora dele.
A moto é bastante alta, a parte mais baixa do assento a 85cm do solo. E o triângulo ergonomico da MV Agusta Lucky Explorer 9.5 foi estudado para oferecer o máximo também pra quem vai na garupa, oferecendo conforto e liberdade de movimento para ambos nos trajetos fora de estrada.
A frente da moto é imponente e possui conjunto ótico de lente dupla com drls, tudo full led. Assim como nas lanternas traseiras, também em led.
Falando agora da motorização, a MV Agusta Lucky Explorer 9.5 2023 chega com potência de sobra, oferecida pelo motor tricilindrico de 4 tempos, 12 válvulas e 931 cm³, com duplo comando no cabeçote e taxa de compressão em 13,4:1 e refrigeração a água e óleo com radiadores separados. Além disso, o motor conta com virabrequim em contra-rotação de baixa inércia que melhora muito a dinâmica de condução da moto.
Com 124 cv a 10.000 rpm e 10,4 kgf/m de torque a 7.000 giros, esse motor pode levar essa moto gigante a uma velocidade incrível de 240km/h em top speed.
Tudo isso é gerenciado pelo cambio de 6 velocidades com embreagem multidisco, deslizante e assistida. E alimentada à gasolina, com capacidade de 20L no tanque o que faz com que a moto tenha 242kg aproximadamente de peso com o tanque cheio.
Assim que você monta na MV Agusta Lucky Explorer 9.5, você pode sentir toda a sua imponência e agressividade, isso, antes mesmo de ligar a moto.
Ao girar a chave você pode apreciar o painel TFT HD de 7 polegadas se iluminando frente aos seus olhos, a qualidade é incrível e chega a 1280×768 com um ótimo ângulo de visão, o tratamento anti-reflexo, combinado com o sistema de iluminação de alta eficiência permite que você tenha acesso as informações até mesmo debaixo de sol forte.
Nele você tem informações de condução como: controle avançado de aceleração eletronica, controle de cruzeiro, e muito mais. Todos os controles do guidão são totalmente vedados e possuem iluminação interna.
Podemos dizer que esse painel é ideal pra quantidade de tecnologia que essa moto carrega, afinal ela conta com uma ECU de gerenciamento de motor EM2.2 com alto desempenho e baixo consumo de energia. Além da ECU, unidade de controle MCU gerencia todos os componentes eletrônicos e sensores da moto.
A MV Agusta Lucky Explorer 9.5 2023 chega equipada com tecnologia Full Ride By Wire com seletor de modo de condução baseado em torque, incluindo uma programação avançada que se utiliza dos sensores para implementar melhorias consideráveis em potência e tração, tudo isso em tempo real.
Tanta tecnologia assim só pode estar cercada de itens de seugrança, como as suspensões prontas e ajustaveis eletronicamente tanto para asfalto quanto para off-road. Na dianteira o garfo invertido Sachs com rebote, compressão e sistema de ajuste em pré-carga, e na traseira também vemos o amortecedor único Sachs também com ajuste de pré carga da mola.
A roda dianteira é de 21 polegadas calçadas com pneus 90/90 e a roda traseira de 18 polegadas com pneus 150/70. Vale lembrar que a MV Agusta Lucky Explorer 9.5 equipa pneus tubeless (sem camara) que são mais leves e com baixa inércia o que facilita na pilotagem e na confiabilidade do conjunto.
Como tudo que acelera precisa parar, o sistema de freio funciona com pinças dianteiras Brembo Stylema de modulação progressiva para on e off-road, com 4 pistõesde 34mm de diâmetro trabalhando em conjunto com o disco duplo flutuante de 320mm. Na traseira o conjunto funciona com pinças duplas Brembo e disco flutuante de 267mm.
Auxuiliando a frenagem a moto conta com sistema ABS Continental MK100 com RLM (que equilibra a frenagem entre a roda dianteira e a traseira) e com função ABS de Curvas.
O preço da MV Agusta Lucky Explorer 9.5 2023 ainda não foi definido, afinal a moto ainda nem foi lançada… ela foi só apresentada no EICMA Show em Milão agora em novembro de 2022. Agora é aguardar e ver quando é que ela vai chegar aqui no Brasil.