A moto híbrida da Honda vem pra enfrentar a Kawasaki. Veja toda a tecnologia presente na moto da Honda com 3 motores que vai acirrar a competição no mercado.
A eletrificação está chegando nas motos com menos velocidade do que para os carros, mas é inegável que tanto pra um quanto pra outro os modelos 100% elétricos não parecem fazer muito sentido.
Vislumbrando um futuro estável, vemos os motores híbridos a hidrogênio e etanol. A Kawasaki foi a primeira a demonstrar que estaria desenvolvendo uma moto híbrida, e não demorou muito pra Honda anunciar que também está caminhando pela trilha das híbridas, anunciando que a verdinha terá sim concorrentes e de peso.
As híbridas unem o melhor dos 2 mundos (combustão e elétrica), e entrega uma solução muito vantajosa para o consumidor que não precisa se preocupar com a autonomia limitada das 100% elétricas, mas sem perder a vantagem no consumo.
Moto híbrida da Honda patenteada
Como já dissemos, a Honda entrou na brincadeira das motos híbridas junto com a Kawasaki. Documentos revalam os registros de dezenas de patentes para uma nova moto, que seria alimentada por 3 motores e muito mais tecnologia pra dar aquela balançada no mercado.
Os registros mostram uma moto equipada com um motor interno a combustão de dois cilindros, que trabalha em conjunto com 2 motores elétricos separados.
O condutor terá tres opções de tração, a primeira rodando 100% com o motor à combustão, o segundo modo oferecer o motor a combustão trabalhando junto com os motores elétricos e baterias e a terceira e última opção onde a moto funciona de maneira 100% elétrica.
Além da novidade em trabalhar com 3 motores, a moto híbrida da Honda também pode surgir com uma utilização pioneira de duas baterias, funcionando uma como principal e a segunda como uma espécie de reserva geradora para toda a energia convertida pelo motor a combustão.
Isso promete não só aumentar muito o rendimento, quanto uma redução considerável de peso. Afinal, as baterias maiores são muito pesadas, se apresentando como grandes vilões quando o assunto é o peso das motos elétricas.
Outros detalhes da moto híbrida da Honda
Falando em outros detalhes da moto híbrida da Honda, não podemos deixar de pontuar alguns itens como a transmissão continuamente variável (CVT) e o chassi que deriva da Honda NC 750X.
Em sua composição podemos ver a unidade de controle de potência (PCU) que fará todo o gerenciamento da potência e ficará encarregada de trabalhar como seletora alternando entre os modos de condução que já mencionamos.
Nada ainda foi revelado sobre o design da moto, nem cheiro do estilo ou nada relacionado a isso. A única coisa que sabemos é sobre o chassi da NC 750X mas ele pode servir de suporte para qualquer modelo, afinal seria ousado demais para a honda lançar uma aventureira trail como a sua primeira híbrida.
O lançamento da moto híbrida da Honda ainda vai levar tempo
Desculpe te desapontar, mas infelizmente o lançamento da moto híbrida da Honda ainda está muito longe. O que revelamos aqui são apenas os primeiros registros de patentes da montadora nipônica.
A boa notícia é que a concorrente Kawasaki já anunciou o lançamento da linha HEV para 2024, então poderemos apreciar essa tecnologia funcionando muito em breve e já ter um gostinho do que vem por aí nessa nova geração de motocicletas.
Apesar de estarmos falando sobre o começo das híbridas, vale ressaltar que a primeira moto híbrida da Honda foi a Scooter Honda PCX 2018, mas digamos que foi uma híbrida meia boca. O modelo tinha uma bateria de lítio que servia apenas para ajudar na aceleração inicial, então nem considero que de fato seja uma moto híbrida. E talvez esse seja o motivo pelo qual nos mercados que ela foi comercializada, as vendas foram baixíssimas resultando em um lançamento fracassado da Honda.
Agora resta esperar pra saber o que será da moto híbrida da Honda e também ficar de olho na eletrificação da Kawasaki.