BMW R 1300 R 2026: mais potência e menos peso na nova geração
Nova geração chega com motor de 145 cv, visual afiado e eletrônica de ponta
A nova BMW R 1300 R 2026 chega com uma missão clara: ser ainda mais leve, forte e conectada. Com o mesmo motor da aventureira GS, mas agora em um corpo musculoso e urbano, a naked alemã quer conquistar os apaixonados por esportividade com conforto. Mas será que ela consegue?
Novo motor boxer: mais leve, mais potente e mais girador
A estrela da nova BMW R 1300 R 2026 é o motor boxer de dois cilindros e 1.300 cm³ — um projeto totalmente novo, que abandona décadas de evoluções graduais do antigo 1250. Agora, o propulsor entrega 145 cv a 7.750 rpm e 15,2 kgfm de torque a 6.500 rpm, com limite de giro subindo até 9.000 rpm. O desempenho promete acelerações fortes e retomadas vigorosas, típicas de um motor que entrega torque em praticamente qualquer faixa.
A BMW não apenas aumentou o diâmetro dos cilindros (de 102,5 mm para 106,5 mm), mas também encurtou o curso dos pistões (de 76 mm para 73 mm), abrindo espaço para válvulas maiores e aumentando a taxa de compressão para 13,3:1. O sistema ShiftCam de comando variável continua presente, assim como o resfriamento misto (ar + líquido).
Câmbio mais compacto melhora equilíbrio e dirigibilidade
Uma das mudanças mais significativas foi o reposicionamento do câmbio, que agora fica sob o motor, e não mais atrás dele. Isso economizou 6,3 kg e melhorou a centralização de massa, favorecendo a pilotagem esportiva.
Além disso, a transmissão pode vir equipada com o ASA (Automated Shift Assistant), um sistema semi-automático que faz trocas de marcha sozinho quando o piloto quiser rodar no modo “relax”. Ele ainda mantém a alavanca tradicional, caso você queira trocar marchas com o pé.
Novo chassi e suspensão eletrônica com ajuste total
A estrutura também é nova: quadro de aço estampado com subquadro de alumínio, suspensão dianteira invertida de 47 mm e balança monobraço com sistema EVO paralever — tudo herdado da R 1300 GS. O conjunto pode receber a suspensão DSA (Dynamic Suspension Adjustment) como opcional, que ajusta eletronicamente compressão, retorno, pré-carga e até a rigidez da mola — agora inclusive na suspensão dianteira.
A versão “Performance” da BMW R 1300 R 2026 traz ainda suspensão mais alta (10 mm extras) e mais firme, o que aumenta a distância do solo e melhora a tocada em curvas.
Ergonomia mais esportiva, mas ainda confortável
Para reforçar o lado esportivo, a BMW moveu o guidão para baixo e as pedaleiras para trás, jogando o peso do piloto mais sobre a roda dianteira. Ainda assim, a moto continua confortável: o guidão pode ser invertido nos grampos para mudar a posição, as pedaleiras são opcionais com quatro posições diferentes e há vários tipos de assento disponíveis — com ou sem aquecimento.
BMW R 1300 R 2026: Tecnologia embarcada até o talo
No pacote eletrônico, a nova BMW R 1300 R 2026 entrega tudo que se espera de uma BMW topo de linha:
Painel TFT de 6,5″ com conectividade via Bluetooth
Controle de cruzeiro adaptativo por radar
Sistema de alerta de colisão frontal
Controle de tração com função “slide”
Freios ABS com atuação em curvas
Iluminação full LED com opção de farol adaptativo
Suporte para navegador com trava elétrica
Bagageiros com luz interna, USB-C e trava central remota
Há ainda uma função interessante chamada “prop-up aid” que facilita colocar a moto no cavalete central — um mimo bem-vindo numa moto que pesa 239 kg pronta para rodar.
Versões para todos os gostos (e bolsos)
A BMW oferece a nova BMW R 1300 R 2026 em quatro versões principais:
Base: garfo preto e escapamento em inox
Exclusive: escapamento cromado escuro e spoiler de motor
Performance: garfo dourado, suspensão esportiva, pacote Dynamic com controle de tração avançado, pedaleiras e guidão usinados
Option 719 Kilauea: topo de linha com peças exclusivas da linha 719, incluindo rodas diferenciadas
Desempenho e números da BMW R 1300 R 2026
A marca declara 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima superior a 200 km/h. Nada mal para uma naked com conforto de touring, esportividade de superbike e eletrônica de moto premium.