A Honda CBR-650R 2025 chega ao mercado europeu com uma nova tecnologia embarcada, anunciada nessa semana junto com a CB-650R 2025, esses serão os dois primeiros modelos a receber a nova tecnologia de embregaem Honda E-Clutch revelado no último EICMA.
Honda CBR-650R 2025 E-Clutch
Anunciado no ultimo EICMA o sistema E-Clutch equipará a nova Honda CBR-650R 2025 E-Clutch na Europa e Japão. Mas você que ainda não está familiarizado com esse novo sistema de embreagem vai aprender tudo sobre ele nesse artigo.
A Honda CBR-650R 2025 é equipada com um sistema inovador de embreagem, mas não se engane, não é um cambio automático. É um sistema de acionamento eletrônico que funciona como um auxiliar para o cambio manual. Resumidamente ele funciona como um atuador junto à função quickshifter e permite que você avance e reduza marchas sem a necessidade de pressionar a alavanca de embreagem e sem se preocupar com os níveis de aceleração.
A E-Clutch proporcioana uma trocada segura sem embreagem mesmo que você esteja parado, o lado bom é que o cambio continua sendo manual e o condutor pode a qualquer momento utilizar o manete de embreagem para efetuar intervenções de segurança ou imprimir uma tocada pessoal diferente do padrão da Honda.
Podemos dizer que é um sistema de assistente que vem pra refinar o cambio manual e não substituí-lo. O lado bom é ter uma moto versátil, que proporciona uma tocada despreocupada e livre sem o uso da embreagem e também permite uma tocada mais esportiva enquanto permite que o condutor assuma 100% do controle.
*Veja acima a imagem da moto com e sem o sistema E-Clutch
A Honda CBR-650R 2025 foi a primeira moto selecionada para equipar esse sistema de embreagem eletrônica, junto com a CB-650R. Apresentadas nos Salões internacionais de Nagoya, Tóquio e no Osaka Moto Show, podemos dizer que em breve teremos mais informações detalhadas sobre como esse sistema atua e quais são os números que eles imprimem na tocada da moto.
Preço da Honda CBR-650R 2025 E-Clutch
O preço da Honda CBR-650R 2025 E-Clutch na Europa varia ligeiramente de acordo com o país onde ela será lançada e o opcional E-Clutch adiciona alguns euros à conta final do comprador. A moto custa em média 10.700 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 57.700 reais, já com o sistema de embreagem elétrica incluso no pacote.
Ainda não há previsão de lançamento da Honda CBR-650R 2025 com E-Clutch no Brasil, mas claro que a gente fica de olho pra te informar sobre qualquer novidade nesse segmento.