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Harley-Davidson Road Glide e Street Glide atualizadas para 2024

Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024 – No ano passado, a Harley-Davidson lançou as novíssimas versões CVO (Custom Vehicle Operations) de duas de suas motocicletas touring mais icônicas: a Road Glide e a Street Glide.

Com um estilo totalmente renovado, um motor V-twin de 1.917cc com sincronização variável de válvulas, um novo sistema de entretenimento, assistências ao piloto e suspensão aprimorada, foi até o momento uma das atualizações mais abrangentes de dois grandes nomes nas estradeiras da Harley.

Harley-Davidson Road Glide e Street Glide

Para 2024, muitas dessas atualizações são estendidas aos modelos não-CVO, marcando o que a Harley chama de “uma nova era de passeios de motocicleta”.

Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024 o que mudou?

Os modelos Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024 recebem o mesmo estilo, suspensão, ajudas eletrônicas ao piloto e melhorias no entretenimento que estrearam nos modelos CVO. Em vez de usar os motores Milwaukee-Eight 121 VVT dos modelos CVO, no entanto, os modelos padrão utilizam um motor Milwaukee-Eight 117 (anteriormente disponível apenas nos modelos ST e CVO) para substituir o motor Milwaukee-Eight 107 dos modelos anteriores. Mesmo não sendo o líder supremo das Big Twins da Harley, é ainda uma grande atualização, refinada para melhor eficiência e desempenho.

As novas cabeças de cilindro derivadas do Milwaukee-Eight 121 apresentam uma câmara de combustão remodelada com portas de admissão ovais para melhorar o desempenho e a economia de combustível. Novos canais de refrigeração ao redor das áreas das válvulas de escape melhoram o conforto térmico. O motor também possui um novo coletor de admissão com um corpo de borboleta maior de 58 mm para aumentar a potência e reduzir as emissões de escape. Além disso, possui uma caixa de ar maior, mais leve e composta por menos peças em comparação com a versão anterior. A Harley-Davidson afirma que o motor gera 105 cv a 4.600 rpm e 17,9 kgf/m de torque a 3.250 rpm.

Harley-Davidson Road Glide e Street Glide

O chassi, amplamente redesenhado em 2009, permanece em grande parte inalterado, mas a nova suspensão herdada dos modelos CVO melhora o desempenho de manejo. Há um novo garfo invertido Showa de 47 mm com 12,0mm de curso e um amortecedor Showa, ajustável para pré-carga e retorno, que aumenta o curso da roda traseira em 50% (até 76,2mm de curso).

A Harley afirma que a Road Glide pesa 380 quilos pronta para rodar, e a Street Glide 367 kg. Para frear toda essa massa, a H-D equipou ambas as motos com componentes de freio Brembo, incluindo discos maiores de 320 mm (antes de 300) e pinças radiais na frente, e um disco de 300 mm na traseira.

Assistentes e tecnologias embarcadas nas Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024

Embora as ajudas ao piloto sejam um desenvolvimento relativamente recente para a Harley, ela se esforçou muito para compensar o tempo perdido. A Road Glide e a Street Glide adotam um conjunto totalmente moderno de ajudas eletrônicas ao piloto com quatro modos de condução predefinidos – Chuva, Estrada, Esporte e Personalizado. Com controle de tração e ABS sensíveis a curvas, controle de retenção do veículo e mapas de aceleração ajustáveis, os pilotos têm a capacidade de personalizar a sensação e o desempenho da motocicleta com o toque de um botão ou um toque na tela sensível ao toque de 12,3 polegadas. A tela também é útil para controlar a sintonia reproduzida pelos dois alto-falantes montados no fairing, alimentados por um novo amplificador de 200 watts.

Harley-Davidson Road Glide e Street Glide

Essa tela de proporções épicas domina o cockpit e elimina todos os mostradores analógicos, servindo como o centro de comando do novo sistema de entretenimento alimentado pelo sistema operacional Skyline OS. Entretenimento: uma palavra marcante. A última deturpação de “entretenimento”, uma palavra tão repleta de imagens distópicas à la Huxley, que 15 anos atrás, quando o chassi da Road Glide passou por uma grande revisão, teríamos dificuldade em acreditar que seria algo que realmente quereríamos em uma motocicleta. Mas queremos, como se vê. Na verdade, esperamos.

Sem dúvida, as novas Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024 têm muita tecnologia, mas talvez ainda não seja o bastante. Alguns motociclistas apontavam alguns detalhes na CVO Road Glide e Street Glide de 2023, a falta de ajuste eletrônico de suspensão e controle de cruzeiro adaptativo parece uma omissão em motos que custam mais de R$175.000). Nenhuma dessas características aparece nas Glides menos caras de 2024.

Harley-Davidson Road Glide e Street Glide

Design Atualizado nas Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024

Além de toda essa tecnologia e desempenho, a Harley sinalizou o início de uma nova era com looks completamente novos. A Road Glide, introduzida pela primeira vez em 1998, e a Street Glide, apresentada em 1985, alcançaram um sucesso enorme no mercado; a Harley vendeu literalmente milhões delas (mais de 2 milhões de motocicletas touring foram vendidas desde 2000, para ser mais preciso). Conseguir o visual certo foi crucial. Afinal, as carenagens de asa de morcego e nariz de tubarão (da Street Glide e Road Glide, respectivamente) tornaram-se algumas das visagens mais reconhecíveis de qualquer moto a sair de Milwaukee nas últimas três décadas.

O fato de os fundamentos de ambas as Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024 terem persistido com tão pouca mudança por tanto tempo mostra que as bolas de cristal dos designers brilharam com uma clareza excepcional. À primeira vista, a direção do estilo parece ser um passo ousado, mas não há dúvida de que elas mantêm o espírito dos originais. As mudanças não são apenas estéticas, como a Harley-Davidson diz que oferecem uma eficiência aerodinâmica muito melhorada.

Harley-Davidson Road Glide e Street Glide

Se tudo isso não constitui o que a H-D chama de “uma nova era de passeios de motocicleta”, com certeza é uma nova era pras Estradeiras V-twin americanas, no mínimo. Porque parece muito com um “Admirável Mundo Novo”. E para aqueles, que como citado pelo personagem Huxley: “Mas eu não quero conforto. Eu quero Deus, eu quero poesia, eu quero perigo real, eu quero liberdade, eu quero bondade. Eu quero pecado”, posso dizer que o mercado de Harley-Davidson usadas está tão forte quanto sempre. Apenas tenha em mente que quando era nova, a Twin Cam 96 do Road Glide de 2009 produzia apenas 65 cv no dinamômetro CW.

Eu prefiro rodar com 105cv e um assento confortável. Ah, sim, quase esquecemos: As Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024 também têm bancos confortáveis redesenhados.

Elas estão disponíveis nas concessionárias a partir de janeiro por aqui. As motos Harley-Davidson Road Glide e Street Glide 2024 não tem um mercado tão grande aqui no Brasil, mas com certeza serão muito bem vindas!










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