Há uma Moto Harley Davidson Híbrida à caminho? Será? A icônica fabricante americana de motos estaria trabalhando em um projeto inovador no cenário das duas rodas, a primeira moto Harley Davidson Híbrida está sendo especulada na mídia internacional e segundo informações ela se chamará HEV-1 Hybrid Concept.
Moto Harley Davidson Híbrida
Harley-Davidson descobriu há muito tempo que o segredo para sobreviver no negócio de motocicletas – na verdade, em qualquer negócio – é a capacidade e agilidade para mudar com os tempos. A história de 120 anos da empresa é a de uma empresa viva e dinâmica, em vez de uma nota de rodapé na história industrial da América, porque se adaptou, mudou, diversificou, recuou e avançou conforme necessário para alcançar mais clientes e mais mercados, resistindo quando problemas econômicos forçaram concorrentes a fechar suas portas.
Agora, 10 anos desde que a Harley-Davidson lançou sua primeira motocicleta elétrica com o Project LiveWire, modelos híbridos a gasolina/elétrico podem estar no horizonte. Isso poderia ser potencialmente uma maneira de diminuir a rejeição por parte de alguns fiéis da H-D contra o plano de se tornar totalmente elétrica nas “próximas décadas” expressado pelo CEO, Presidente e Presidente do Conselho Jochen Zeitz. Zeitz também lidera a operação de motocicletas elétricas LiveWire, separada da Harley-Davidson há quase três anos. Claro, isso por si só não seria motivo suficiente.
Dadas as limitações das capacidades das motocicletas elétricas e preocupações do mundo real dos usuários, como tempo de carregamento, alcance e locais de carregamento, travar a empresa nesse único caminho é uma estratégia improvável no futuro previsível.
À medida que os preços e a disponibilidade globais de energia mudam e os ambientes regulatórios evoluem, os veículos elétricos híbridos (HEV) oferecem uma plataforma flexível, proporcionando a vantagem de emissões zero pelo escapamento de um VE durante alguns períodos de operação, juntamente com a capacidade de alcance mais longo de um veículo movido a motor de combustão interna. Quando o motor de combustão interna está funcionando, seu sistema de carregamento repõe a bateria, embora um híbrido plug-in seja indubitavelmente possível, dando origem a Moto Harley Davidson Híbrida.
Motos Híbridas já existem há mais de 10 anos!
A tecnologia híbrida tem sido aplicada a veículos de duas e três rodas há mais de uma década. Exemplos que cobrimos incluem o scooter gasolina/elétrico híbrido Piaggio MP3, previsto em 2010, o conceito Hybrid Spyder da Can-Am, anunciado em 2011, e o scooter híbrido Honda PCX em 2019. A Kawasaki já está nas ruas com o lançamento de sua híbrida gasolina/elétrica 2024 Ninja 7 e Z 7.
A Harley-Davidson está recrutando funcionários com “conhecimento técnico comprovado e experiência em design de tecnologias de veículos existentes, bem como conhecimento de tecnologias de veículos futuros, com habilidade para informar os designs de veículos futuros”, de acordo com uma oferta de emprego. Isso sugere que alguns papéis de design/engenharia requerem habilidades e experiência além das plataformas de produção atuais.
Tão radicalmente diferente da tradição da Harley-Davidson como um híbrido gasolina/elétrico seria, provavelmente haveria um esforço para manter parte do caráter tradicional fundamental que há muito define a marca. No entanto, os requisitos funcionais de um híbrido exigem concessões de design.
Há várias razões para existir uma Moto Harley Davidson Híbrida, entrar no jogo de potência híbrida tem muitas vantagens, incluindo economia de combustível melhorada, emissões reduzidas pelo escapamento e aumento de potência.
Desenvolver o pacote de energia para uma Moto Harley Davidson Híbrida – um veículo que pode usar o motor de combustão interna ou o motor elétrico separadamente ou ambos simultaneamente para a potência de acionamento – sugere o uso de um motor de combustão interna de médio porte que deixa espaço no chassi para o espaço e o peso de um motor de acionamento elétrico e bateria maiores.
Usar uma plataforma existente economiza tempo e capital em comparação com o desenvolvimento do zero, e a configuração V-twin preserva aquele visual da linhagem H-D.
Duas possibilidades para servir de base para a Moto Harley Davidson Híbrida na parte de combustão, são o V-twin XG500 usado no descontinuado Street 500, e o paralelo twin X500 encontrado nas Harley-Davidsons não norte-americanas. Ambos os motores usam refrigeração líquida e cilindros de quatro válvulas, com o X500 mais recente tendo um trem de válvulas DOHC.
O X500 é um resultado recente de um esforço conjunto entre a Harley-Davidson e a Zhejiang QuianJiang Motor Company (QJ Motor) na China. O pacote compacto de motor/transmissão, e talvez alguns outros componentes, apresenta uma plataforma interessante para adaptação potencial para um H-D HEV.
Fonte: UltimateMotorcycle