Alta Cilindrada Moto Revista

Conheça o Capacete com Airbag Inflável

Airheads: O primeiro capacete com airbag inflável do mundo é criado pela Airoh

A fabricante italiana Airoh deu um passo a frente, integrando a tecnologia de segurança dos airbags infláveis embutida em um capacete de moto. Revelado no EICMA Show em Milão, o modelo impressionou pela tecnologia empregada e pelo design que praticamente não foi afetado.

Capacete com Airbag Inflável

Usar airbags em acessórios de motociclistas não é nenhuma novidade. Certa vez, uma rede de equipamentos de segurança implementou uma tecnologia com aribags em coletes reservados e exclusivos para a elite do MotoGP, porém agora, eles agora são encontrados em tudo, desde coletes de trabalho à jaquetas de aventura sob medida em couro.

“Desde o nascimento de nossa empresa, há 25 anos, sempre focamos na segurança”, disse o CEO e fundador Antonio Locatelli. “Essa obsessão levou ao desenvolvimento do capacete com airbag integrado.”

Capacete com Airbag Inflável

 

O design do capacete com airbag foi produzido em colaboração com a empresa de segurança Autoliv, da Suécia, lá eles desenvolvem produtos de segurança há 70 anos, trabalhando anteriormente em coletes de airbag, além de outras soluções infláveis ​​a serem integradas na frente das motocicletas.

Segurança do Capacete com Airbag

Em pesquisa interna a Autoliv revela que seus produtos salvaram 35.000 vidas em 2021, e cerca de 44% de todos os carros e motos apresentaram produtos Autoliv.

O presidente e CEO da Autoliv, Mikael Bratt, acrescentou:

“Para reduzir substancialmente o número de lesões e mortes de pilotos, precisamos adotar uma abordagem holística. Nossas percepções sobre dados de acidentes, biomecânica e ferramentas para avaliação de lesões, em combinação com a experiência da Airoh, são uma oportunidade para melhorar a proteção na área da cabeça e salvar ainda mais vidas.”

Capacete com Airbag Inflável

A criação do capacete foi inspirada no trabalho da engenheira italiana Roberta Descrovi, que estudou a ideia de integração de um airbag em capacetes durante seus estudos na universidade.

O projeto do protótipo do capacete com airbag é resultado de várias simulações virtuais de colisão, ideais para produzir avaliações estruturais e biomecânicas da cabeça do condutor em um impacto, esses testes são conhecidos como testes CAE.

O Capacete com Airbag existe desde quando?

Ele teve início lá em 2020 e foi complementado com testes de impacto físico para ajudar a melhorar os elementos do design, cobertura do airbag, pressão e volume.

Inflando a parte superior ou coroa do capacete ao redor das saídas de ar centrais, a bolsa é acionada eletronicamente durante um acidente, espera-se que o airbag possa fornecer maior absorção de energia na região da cabeça do motociclista do que um capacete convencional.

Ele funciona por meio de um gerador de gás integrado, com tecnologia semelhante à que você encontra no painel do seu carro, porém, com seções menores do invólucro externo que são projetadas para abrir e se mover para fora, permitindo a inflação do airbag.

Capacete com Airbag Inflável

 

Airoh diz que eles querem produzir um capacete com airbag de alta qualidade e segurança, sem sacrificar os recursos externos e de design que um motociclista esperaria de um capacete moderno, junto com o lançamento vem o desafio adicional de alcançar os mais recentes padrões de segurança ECE22.06 antes e depois do acionamento do airbag.

Segundo dados do Autoliv, utilizando o capacete com aribag Airoh Airheads a probabilidade de ferimentos graves por fratura de crânio é reduzida pela metade, passando de 60% para 30%, porém nenhuma informação sobre a velocidade de impacto nos testes realizados foi fornecida ainda.








Siga o Alta Cilindrada no youtube
Siga-nos no Google News / Google Notícias

Comentários

Adblock detectado

Nosso conteúdo é 100% gratuito, portanto para que seja sempre assim, pedimos a gentileza de desativar o seu bloqueador de anúncios. Obrigado!