Alta Cilindrada Moto Revista

Comprar Moto NP vale a pena? Entenda o risco

Motos NP, Motos Finan ou as famosas Motos só pra rodar podem trazer sérias complicações pra você

Antes de falar se Moto NP Vale a Pena, vamos explicar pra quem não está familiarizado com o tema o que são Motos NP, Motos Finan ou as famosas “Só pra rodar” que se multiplicam a cada dia nos anúncios dentro das plataformas e redes sociais.

Moto NP vale a pena?

Moto NP: O que é?

A moto NP trata-se de uma moto financiada, que o proprietário não pagou as parcelas seja por falta de grana ou até mesmo intencionalmente visando um golpe. A moto é comercializada com as prestações não pagas por isso o nome NP. Isso impede os futuros donos de transferirem a moto para o nome, sendo obrigados a rodarem com a moto em nome de um terceiro e até sem documentos , dando origem ao outro nome muito utilizado, motos “Só pra rodar”.

No caso a moto continuará financiada em nome do primeiro proprietário que pode ser um laranja, comercializado os dados, talvez a pessoa nem saiba da dívida e em alguns casos utilizam até documentos de moradores de rua, oferecendo comida e drogas como moeda de troca. O mercado existe há muito tempo e às vezes parece que a justiça não tem a intenção de interferir, nem de coibir essa prática, uma vez que acontece livremente nas redes sociais e cada dia mais e mais anúncios brotam com as tais “oportunidades”.

E não se engane achando que é só motinha baratinha, nesse mercado também circulam veículos de alto luxo

Moto NP vale a pena?

Pensando num cenário onde o dono financiou a moto ele mesmo e não conseguiu pagar por falta de grana, nesse caso há a opção de devolver o bem para a financeira ou ficar com o nome sujo, como a pessoa já está com dificuldades financeiras ela acaba comercializando a Moto NP por um preço muito abaixo do valor, geralmente 20% do preço de mercado. Ainda assim, é uma aquisição duvidosa e pode te colocar em maus lençóis.

Motos NP pode ser Legal?

Comercializar um bem financiado não é considerado um crime, mesmo com parcelas atrasadas e é uma prática muito comum. Porém, quando não há nenhum golpe na jogada o veículo deve ser transferido no DETRAN e RENAVAM e o financiamento é quitado no ato da compra ou transferido para o novo titular.

Nesse caso específico, pode ser um bom negócio, mas apenas na situação em que o veículo está regular e o financiamento pode ser transferido pra você sem problemas.

Moto NP Regular

Lembre-se se você quer ganhar uma vantagem muito grande, o outro brasileiro provavelmente também pensa assim. Então abrir o olho e analisar com calma suas decisões pode te livrar de um super problema.

Pra ter certeza, placa do véiculo na mão, nome do proprietário e financeira. Ligue, cheque todas as informações e confirme tudo antes de fechar negócio, na vida real os emocionados sempre saem perdendo, o negócios bem feitos são todos com frieza.

Moto NP Vale a Pena? Qual a vantagem prometida?

Como sempre tem dois tipos de pessoa que saem de casa, todos os dias e isso nunca vai mudar. Quando alguém anuncia uma Moto NP, na promessa parece tudo perfeito, só vantagem, você vai pagar barato, rodar num foguete e ainda tirar uma onda na sua cidade.

Os anunciantes vendem a ideia de que você pagará apenas o preço de desvalorização da moto, eles irão jurar que você perderia o mesmo dinheiro se comprasse uma moto nova e revendesse depois de 2 anos. Geralmente se fala em 2 anos, pois os anunciantes “garantem” que entre a data da venda e a entrada do processo de busca e apreensão da moto, você teria um prazo de em média 2 anos para rodar com a moto sem nenhum problema.

Mas é aquela coisa, a garantia é conversa de bar. Ninguém pode garantir, existem situações em que pessoas compram motos NP e 2 semanas depois de perderam o bem por busca e apreensão, cada financeira trabalha de uma forma e cada processo tem suas especificidades. É impossível prever qualquer prazo relacionado a Motos NP. Então aqui já começamos a perceber que Motos NP não valem a pena.

Rodar com Moto NP por quanto tempo?

Bom se depois de ver que você pode perder dinheiro e que não há nenhuma segurança ou garantia no processo, você ainda assim optar por adquirir uma Moto NP, você deve no mínimo pesquisar o que pode acontecer se você rodar por aí com uma Moto NP.

Mesmo antes do processo de busca e apreensão, rodar com uma Moto NP pode ser um problema.

Rodar com Moto NP

Assim que qualquer moto financiada entra em dívida, o DETRAN e os departamentos jurídicos são acionados imediatamente. Sendo assim, há diversos setores que investigam essas práticas e rastreiam os passos pra coibir essa prática. Ou seja, o processo de busca e apreensão tende a ficar cada vez mais rápido, pois as motos são leiloadas para reaver o dinheiro perdido durante a inadimplência do contrato.

Dica: Mais esperto é o cara que espera tudo isso acontecer e compra a moto legalizada no leilão!

Como as Motos NP estão com dividas altíssimas, correndo juros diários, a maioria são anunciadas por preços baixíssimos. E com certeza sua mãe ou seu pai alguma vez deve ter lhe dito: Quando há esmola demais, o santo desconfia.

A maioria das pessoas que são um pouco mais informadas, quando notam os preços baixos demais desconfiam e já percebem que essa é uma operação duvidosa e cheia de encrencas.

Os vendedores juram de pés juntos, que há garantia do prazo e que se você quiser poderá quitar o bem no caso de um problema maior, mas não há garantias e uma parte importante do processo com certeza está sendo omitida. A verdade é que se fosse possível pagar, eles mesmos pagariam com desconto e revenderiam a moto com margem de lucro no preço cheio, no final das contas essas motos são impagáveis e tem um único destino, o pátio do leilão.

Rodar com Moto NP

Comprar uma Moto NP é crime?

Se você ainda não se convenceu de que isso é uma furada, talvez esse seja o maior motivo pra você tirar essa idéia da sua cabeça, mesmo que seja o sonho da sua vida ter aquele modelo que o vendedor está anunciando por R$5 mil na internet.

Os vendedores e golpistas alegam que comprar um carro financiado não é crime, que você poderá rodar com o veículo tranquilamente, ser parado pela polícia e que não haverá problema nenhum com a lei, mas não é bem assim que a banda toca.

Se for comprovado que você comprou a moto sabendo que ela era uma Moto NP ou NP Finan, você pode responder criminalmente por associação criminosa e estelionato. A situação pode ficar ainda pior quando a moto é do tipo “Só pra rodar” a maioria tem documentos frios e na primeira parada, você pode acabar tendo que procurar um bom advogado pra explicar que você não agiu ilegalmente.

Então, comprar Moto NP vale a pena? NÃO!

Isso é crime, é ilegal, não tem vantagem nenhuma e pior você pode acabar preso como muitas pessoas que decidiram pegar um atalho pra realizar o seu sonho, apenas porque parecia um caminho mais curto. No final das contas, a busca pela liberdade de um rolê na moto dos sonhos é trocada por uma prisão e uma ficha criminal que te prejudicará até na hora de você mesmo financiar uma moto legalmente no futuro.

A rega numero um é sempre desconfiar de valores muito baixos e vantagens incríveis online e off-line. Mesmo que hajam depoimentos e vídeos de outros compradores, existem diversas plataformas como o VintePila, que comercializam depoimentos falsos, fique atento em dobro. A prova social, depoimentos e etc nem sempre são reais.

Nos depoimentos que podem ser em áudio ou vídeo, os clientes sempre se dizem satisfeitos e contam como ficaram desconfiados assim como você está antes de adquirirem a Moto NP e que no final, fizeram um ótimo negócio. O roteiro é sempre o mesmo, causar identificação com a sua necessidade, mostrar coragem e o quanto pagou baratinho na moto dos sonhos, e assim, fazer com que você compre achando que é um dos espertos que está aproveitando essa “incrível vantagem”.

Não caia nessa, não entre nessa achando que vai se dar bem mesmo sabendo de todos esses problemas, as motos NP trazem diversos prejuízos inclusive esse mercado faz com que os preços das motos fiquem cada vez mais altos nas concessionárias, afinal as montadoras e concessionárias não vão assumir esses prejuízos, elas repassam adicionando o prejuízo no valor das motos zero km.

Comprar uma moto NP é se afastar do seu sonho ainda mais e pior, afastar e prejudicar as pessoas que sonham e trabalham e estão hoje comprando motos a preços altíssimos que em parte são causados por esse mercado.

Pro seu sonho não virar um pesadelo, ande pelo certo e trabalhe duro. Lembre-se! Tudo tem sua hora…

 

 





















Siga o Alta Cilindrada no youtube
Siga-nos no Google News / Google Notícias

Comentários

Adblock detectado

Nosso conteúdo é 100% gratuito, portanto para que seja sempre assim, pedimos a gentileza de desativar o seu bloqueador de anúncios. Obrigado!