As versões da Street Triple 765 R, RS e Moto2 foram reveladas pela montadora britânica Triumph Motorcycles. A linha Naked da montadora Triumph é um grande sucesso e as novas edições contam com 2 versões comerciais padrão R e RS e uma versão limitada exclusiva a 765 unidades a Triumph Street Triple Moto2.
A edição limitada Moto2 da Street Triple tem uma pintura diferenciada e decorações únicas, a suspensão dianteira e traseira Ohlins colaboram para uma geometria e ciclística focada nas pistas, além de pequenas adaptações para que a posição de pilotagem seja mais agressiva do que nas outras versões da Street Triple 2023.
A versão R e RS da Triumph Stree Triple 765 ganhou atualizações importantes na linha 2023, as principais alterações foram no motor e na eletrônica da moto, mas embas tiveram evoluções no chassi e no design.
Street Triple 765 RS
Com certeza uma das motos naked esportivas mais bonitas e com o visual mais agressivo que podemos ter acesso. A Street Triple 765 RS agora está mais potente, direção mais rápida e precisa, e os assistentes de condução agora dão um pouco mais de liberdade para o condutor.
Interessada em focar no público que busca por motos esportivas de rua, a Triumph fez o máximo para manter a motorização Street Triple RS o mais próximo do motor da versão limitada Moto2. A linha 765 da Triumph recebeu novos pistões, nova camara de combustão, admissão melhorada e uma taxa de compressão 4,7% maior do que a versão anterior, isso colaborou para um aumento de quase 7 cv de potência, totalizando 128 cavalos entergues em sua totalidade a 12.000 giros.
Geralmente quem busca uma naked de médio porte, busca facilidade na condução e esse é um dos prinipais destaques da Street Triple 765 2023. Com a sua curva de torque completamente redesenhada, a naked agora é muito mais consistente nas acelerações do que a versão anterior, mesmo entregando 8kg de torque a 9.500 rotações. Isso permite que o condutor tenha a moto mais “na mão” e tenha mais segurança na pilotagem.
Falando do cambio, temos uma relação entre marchas mais curtas e uma marcha final um pouco mais longa, dando mais elasticidade ao desempenho da naked da Triumph.
O sistema de escapamento de fluxo livre em parceria com a admissão retrabalhada, transformara o som da Street Triple 765 RS em uma sinfonia, não incomoda pois é mais grave e tão encorpada que chega a arrepiar.
Na parte de chassi, a Triumph diz que a Street Triple 2023 recebeu um chassi “mais preciso e mais eficiente”. Embora o conjunto de suspensão continue com um garfo Showa Big Piston de 41mm na frente, trabalhando em conjunto com um amortecedor Öhlins STX 40 na traseira, a ciclística e a geometria da moto mudaram completamente.
Uma das principais reclamações da versão anterior era que o ABS era muito intrusivo, e a Triumph sabiamente ouviu seus clientes e inseiu na linha 2023 um modo menos intrusivo ou de “segurança mínima”.
Com uma IMU de seis eixos a bordo da Street Triple 765 2023, os modos de condução contam com ABS, controle de tração, ABS de curva sensível a inclinação, quickshifter tanto para avançar quanto para reduzir marchas e o sistema de freio que trabalha em conjunto em frenagens bruscas para reduzir a distância de frenagem.
O design da Street Triple é Elegante, agradável e minimalista, sem perder a agressividade. Ela fica longe do padrão da marca, porém alguns traços identificam a montadora nas linhas de design da naked 765.
O conjunto ótico é full led, a traseira foi levemente erguida aumentando a distancia do assento ao solo, totalizando 83cm. Mas, se você não é muito alto, não se preocupe pois a montadora oferece como opcional um assento 25mm mais baixo.
Além disso a montadora disponibiliza uma linha de mais de 50 acessórios, incluindo o mais cobiçado controle de cruzeiro e conectividade bluetooth. Pra quem gosta de viagens mais longas ficarão um pouco desapontados, pois a capacidade do tanque foi reduzida, agora o tanque conta com apenas 15 litros de capacidade. Apesar da montadora ainda não ter divulgado os números de consumo, acredito que deva ficar na casa dos 17 a 19km/l.
Street Triple 765 Moto2
Limitada a uma produção de 1.530 unidades, ou 765 motos em cada uma das cores disponibilizadas na edição Moto2. A naked esportiva da Triumph recebeu uma apimentada na motorização visando quem gosta de uma tocada mais bruta nas estradas e participa de alguns track days. Ela realmente é uma moto focada na performance e esportividade.
Na suspensão dianteira o Garfo Öhlins NIX 30 substitui o Showa da versão RS, e sua geometria e chassi é ainda mais extrema, permitindo a inclinação mais acentuada chegando a 23 graus, a moto apresenta dimensões mais compactas, com 1,397mm de distância no entre eixos ela é uma máquina brutal de aceleração.
O peso total está em torno de 180kg e o assento é pouca coisa mais alto, há também um espaçador de pouco mais de 1cm na traseira que pode ser removido quando você for dar um passeio na rua, assim como na versao RS a Street Triple Moto2 também conta com um opcional que reduz a distância do assento ao solo em aproximadamente 2,5cm.
O guidão foi rebaixado cerca de 7cm e deslocado 3,8cm para frente, fazendo com que a posição de pilotagem fique mais aerodinâmica, aproximando mais o ciclista do tanque de combustível.
Podemos ver no garfo dianteiro o número exclusivo de cada moto, que é usinado lindamente para registrar cada uma das 765 unidades da versão limitada.
Com diversos acabamentos em Fibra de Carbono, inclusive, na carroceria, a versão Moto2 é a mais potente das 3 versões da linha 2023 Street Triple. E a mais potente na categoria de nakeds de peso médio.
Street Triple 765 R
A Street Trilpe 765 R é a versão de entrada que para muitas pessoas é mais vantajosa por conta do preço, pois, ela não é tão diferente assim das outras, só possui menos acessórios visando a potência e esportividade, o que pra alguns é compreensívelmente aceito com tranquilidade.
Não há cores personalizadas ou peças em fibra e carbono, mas a moto naked da Triumph em sua versão R conta com a IMU de 6 eixos, controle de tração, ABS comutável e otimizado para curvas, quatro modos de pilotagem, sendo um deles completamente configurado pelo condutor, Shift Assist, novo escapamento e linhas de design identicas a da versão RS.
A potência da Street Triple 765 R é um pouco reduzida, ficando em torno dos 118 cavalos a 11.500 giros (10 cavalos e 500 rotações a menos que as versões: RS e Moto2).
O chassi é o mesmo porém conectado a uma suspensão Showa completamente ajustável e roda com aros de 17 polegadas calçados com pneus Continental ContiRoad 120/70 e 180/55.
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