Shineray SRK 650 R começa a ser produzida e pode vir ao Brasil
Nova esportiva chinesa tem motor de 117 cv e pode desembarcar no Brasil com selo da Shineray
A nova esportiva Shineray SRK 650 R, da chinesa QJMotor, acaba de entrar em produção e pode pintar no Brasil com o emblema da Shineray. Ainda sem lançamento oficial, o modelo já teve sua homologação publicada na China, revelando uma ficha técnica robusta e uma única imagem – o suficiente pra deixar os fãs de motos esportivas de orelha em pé.
A SRK 650 R é vista como a sucessora da SRK 600 RC, que apareceu em 2020 e passou por atualizações em 2023. Apesar do aumento modesto de cilindrada (apenas 50 cm³ a mais), a nova moto representa um salto enorme em desempenho.
Motorzão novo: 117 cv e DNA de competição
O motor de quatro cilindros da SRK 650 R é totalmente novo e diferente do que equipava a antiga SRK 600. Ele é baseado no mesmo projeto moderno da SRK 800 RR – modelo de corrida da marca usado no Mundial de Supersport.
O segredo está no diâmetro dos pistões: 67 mm, igual ao da 800 RR. Mas o curso do pistão foi encurtado (de 55,2 mm para 46 mm), resultando em 649 cm³ de capacidade cúbica. E mesmo com esse “downgrade”, o motor perdeu apenas 4 cv em relação ao de 800 cm³, entregando nada menos que 117 cavalos. Isso é quase 50% a mais que os 80,5 cv da SRK 600 RC anterior!
Essa configuração promete um motor girador, com potência máxima provavelmente acima dos 12 mil giros – bem na linha das japonesas esportivas da categoria 600cc, como a Kawasaki ZX-6R (122 cv e 13 mil rpm de pico).
Chassi top e componentes premium
Não é só no motor que a SRK 650 R impressiona. O chassi é baseado no da SRK 800 RR, com quadro duplo de alumínio fundido e balança traseira reforçada, também de alumínio. O conjunto ainda traz suspensão dianteira invertida da Marzocchi, freios Brembo com pinças radiais de quatro pistões e balança traseira com visual esportivo.
Mas diferente da irmã de corrida, a 650 R tem carenagens mais discretas. Nada de asas aerodinâmicas exageradas – a marca apostou em um visual mais limpo, com painéis extras nas laterais para ajudar na aerodinâmica. As setas foram integradas aos espelhos, o que dá um toque mais refinado ao modelo.
Dimensões e desempenho: na medida da categoria
Segundo a homologação, a SRK 650 R tem 1.410 mm de entre-eixos (padrão entre as esportivas de 600cc), velocidade máxima declarada de 230 km/h e peso de 205 kg com todos os líquidos – um pouquinho acima das concorrentes japonesas, mas nada que comprometa.
A imagem revelada também mostra um quickshifter, ou seja, troca de marchas sem embreagem para cima e para baixo. E há um amortecedor de direção instalado logo acima da mesa superior, item comum em motos mais nervosas.
O modelo vem com ABS de série, mas ainda não se sabe se terá modos de pilotagem ou controle de tração.
E o preço? E o Brasil?
A grande aposta da QJMotor (e possivelmente da Shineray, caso traga o modelo para cá) é o custo-benefício. Na Europa, onde a marca já está se expandindo com força, suas motos geralmente custam bem menos que as japonesas – e entregam quase o mesmo nível técnico.
Nos Estados Unidos, a história é mais complicada por causa das tarifas altíssimas sobre produtos chineses, o que pode barrar a entrada da SRK 650 R por lá. Já no Brasil, onde a Shineray atua com força e até monta alguns modelos localmente, as chances são bem mais promissoras.
Se a Shineray conseguir manter o preço competitivo e oferecer essa SRK 650 R como uma esportiva acessível, com 117 cv, visual moderno e bons componentes, a concorrência pode começar a coçar a cabeça.