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Kymco Registra Caixa de Marchas Simuladas

Invenção simula um cambio convencional com trocas de marchas para motos elétricas.

Kymco Registra Caixa de Marchas Simuladas para motos elétricas. A invenção para motos elétricas simula um cambio convencional (MCI) de motos com trocas de marchas. A intenção é transferir a experiência de condução de uma moto à combustão (MCI) para motos elétricas.

Em 2018, a Kymco apresentou pela primeira vez sua moto esportiva elétrica SuperNEX, seguida, um ano depois, pela versão naked RevoNEX. Embora a produção não tenha ocorrido tão rapidamente quanto o planejado inicialmente, os modelos ainda estão programados para chegar às concessionárias da Europa em breve.

Kymco registra caixa de marchas simuladas em motos elétricas

No entanto, uma nova aplicação de patente publicada sugere que um dos elementos mais intrigantes das motos — o que parece ser uma transmissão manual convencional completa, com alavanca de câmbio acionada pelo pé e alavanca de embreagem na mão esquerda — não é exatamente o que parece ser. Embora a SuperNEX e a RevoNEX, que foram reveladas novamente em 2022 com um novo design, elas despertaram muita curiosidade com a promessa de uma experiência de pilotagem mais semelhante à de uma moto a gasolina, a nova aplicação de patente mostra que o sistema de marchas projetado pela Kymco é uma simulação, em vez de uma embreagem e câmbio reais.

Essa abordagem é, na verdade, mais lógica. A maioria das motos elétricas não possui uma transmissão de várias marchas, pela simples razão de que os motores elétricos geram torque máximo em baixa velocidade, sacrificando-o em prol da potência conforme as rotações aumentam. Isso elimina a necessidade de uma caixa de câmbio complexa de várias marchas, que essencialmente realiza o mesmo trabalho que em uma moto com motor a combustão. Embora apreciemos a sensação física de trocar de marcha e a percepção de controle que isso proporciona, não é necessário em um veículo elétrico. Então, por que adicionar o peso, volume e complexidade de uma embreagem e câmbio, especialmente considerando que as motos elétricas já enfrentam o desafio do peso e tamanho das baterias?

Kymco registra caixa de marchas simuladas em motos elétricas

A Kymco Registra Caixa de Marchas Simuladas e mostra que, embora a SuperNEX e a RevoNEX tenham uma alavanca de embreagem totalmente convencional no guidão esquerdo e uma alavanca de câmbio igualmente normal na frente do suporte de pé esquerdo, eles estão, na verdade, conectados — assim como o acelerador eletrônico — às unidades de controle que governam o comportamento do motor elétrico e de um sistema de efeitos sonoros projetado para dar uma impressão sonora de uma troca manual.

Kymco Registra Caixa de Marchas Simuladas para Motos Elétricas

No entanto, a experiência pode ser menos digital do que parece, oferecendo algumas vantagens reais na pilotagem que vão além de simplesmente enganar os sentidos para acreditar que você está pilotando uma moto com transmissão manual. As “marchas”, por exemplo, podem ser simplesmente mapas pré-programados para o motor elétrico da moto, mas, sob outra perspectiva, é um sistema que oferece uma maneira de alternar rapidamente entre os “modos” que muitas motos elétricas já possuem. As marchas mais baixas, por exemplo, podem enfatizar o torque e a aceleração em baixas velocidades, e a embreagem proporcionará uma maneira natural de engatar ou desengatar a tração.

Kymco registra caixa de marchas simuladas em motos elétricas

O impacto pode ser ainda mais perceptível durante a desaceleração, com diferentes configurações de regeneração para cada “marcha” e a capacidade de desativar instantaneamente o efeito de regeneração puxando a alavanca da embreagem, fazendo com que a moto deslize mais facilmente. Reduza para uma marcha simulada mais baixa e o efeito de frenagem do motor será aumentado, assim como em uma moto com motor a combustão convencional. Nesse contexto, o sistema de efeitos sonoros também se torna uma ferramenta útil, oferecendo ao piloto uma indicação sonora da “marcha” selecionada e se a moto está em um modo mais relaxado de marcha alta ou em uma configuração frenética de marcha baixa. A patente da Kymco também ilustra e descreve um indicador de “velocidade virtual” no painel, essencialmente um conta-giros fictício, para fornecer uma indicação visual familiar da marcha artificial selecionada.

Kymco registra caixa de marchas simuladas em motos elétricas

Ao usar uma embreagem e câmbio puramente eletrônicos, há também a possibilidade de adicionar um modo de pilotagem completamente automático e de marcha única, como a maioria das outras motos elétricas, ou brincar com o número de “marchas” disponíveis ou até mesmo alterar o padrão de troca. O documento de patente da Kymco sugere que a troca poderia ser alterada entre um padrão convencional (descendo para a primeira, subindo para neutro, segunda, terceira, etc.) ou um layout com neutro na parte inferior e movimentos ascendentes para cada relação, de primeira para a última. Presumivelmente, seria igualmente fácil mudar para um padrão de troca estilo corrida, invertido, se essa for a preferência. E tudo é feito sem adicionar peso ou volume extra, exceto pela alavanca de embreagem eletrônica e a alavanca de pé.

Kymco registra caixa de marchas simuladas em motos elétricas

Embora a SuperNEX e a RevoNEX tenham atrasado muito na data de produção originalmente planejada para 2021, está claro que a Kymco ainda está trabalhando no projeto e as motos podem chegar em breve ao mercado e com muita qualidade e um excelente diferencial em relação às concorrentes. Quando isso acontecer, a transmissão certamente será um ponto de discussão significativo, e talvez até mesmo o diferencial que as torna mais atraentes do que os modelos concorrentes.

Kymco registra caixa de marchas simuladas em motos elétricas

O modelo pode acabar trazendo mais consumidores para o mundo das motos elétricas e isso acaba fortalecendo o mercado de modo geral, tanto pra Kymco quanto para as concorrentes.

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