Harley-Davidson 100% Elétrica – Abandonar motores à combustão seria o objetivo do plano de atualização da marca, revela CEO.
Nos ultimos anos a evolução do programa elétrico LiveWire se tornou o primeiro passo para a eletrificação.
A Harley-Davidson 100% Elétrica é um objetivo a médio prazo, o objetivo é abandonar 100% os motores a combustão e transformar a montadora em uma marca 100% elétrica.
Tudo isso começou com a LiveWire, que era uma motocicleta 100% elétrica e acabou se tornando uma marca independente em 2021, sendo assim, a moto passou a se chamar LiveWire One.
Porém a tradicional montadora de motos clássicas Harley-Davidson fez outra jogada de mercado abrindo o capital da LiveWire, pra isso ela precisou revelar seus futuros lançamentos e entre eles estava o S2 Del Mar.
Diferente da LiveWire One a S2 Del Mar é uma moto elétrica de peso médio desenvolvida em parceria com a KYMCO.
Com apelo visual clássico, a LiveWire segue o padrão da Harley, porém com uma dose de preocupação ambiental e sustentável. Isso é visto também nas outras motos da linha LiveWire a S3 e S4 que também estão na lista dos futuros lançamentos.
O presidente e CEO da Harley-Davidson, Jochen Zeitz, revelou recentemente que sim a marca pode se tornar 100% elétrica no futuro.
“Em algum momento, a Harley Davidson será totalmente elétrica. Mas essa é uma transição de longo prazo que precisa acontecer. Não é algo que você faz da noite para o dia. É uma evolução natural que precisava acontecer”
Transformar uma empresa tradicional, com uma baita herança nas costas em uma Harley-Davidson 100% Elétrica, pode não ser algo que um purista da Harley queira ouvir, mesmo que Zeitz tenha revelado que fará isso respeitando e honrando o passado.
Na minha opinião pessoal será um tiro no pé, que pode levar a montadora de 100 a 0 em pouco tempo, não é de hoje que as montadoras estão tratando os motores elétricos como se fossem a única solução para locomoção, esquecendo fatores importantes pra isso ocorrer.
A preocupação ambiental parece acabar na ponteira do escapamento. Visto que a produção e descarte das baterias é pratiamente 10x mais poluente do que a produção de um motor a combustão, aliás, fora isso também ignoram completamente o fator de escassez que pode tornar a produção de baterias inviável.
Eu acredito muito mais nos motores hibridos a hidrogênio do que em um futuro elétrico com baterias. Os primeiros sinais estão claros como a luz do dia, motos e carros elétricos usados estão começando a dar os primeiros problemas e sinais de que essa tecnologia não se sustentará. Mas e você, o que você acha da Harley-Davidson 100% Elétrica? Comenta aí!