CompetiçõesDucatiGeralMarcas de MotoMotosMundo MotoTriumph

Teremos Triumph e Ducati no Motocross

Triumph e Ducati no Motocross - A tradição migrando do asfalto para a terra!

Teremos Triumph e Ducati no Motocross – Triumph já apresentou sua motocross de produção, a TF 250-X. A marca possui equipes de corrida para competir tanto no supercross quanto no motocross neste ano. A TF 250-X é uma máquina de última geração, com componentes de alta qualidade e uma relação peso-potência declarada como a melhor da categoria.

Triumph off road

Agora, a Ducati também está entrando no off-road e vai competir este ano no Campeonato Italiano de Motocross. A italiana já anunciou que a moto terá a tecnologia Desmodromic – marca registrada da Ducati.

Por que esses dois fabricantes estabelecidos de motos de rua estão investindo em motocross hardcore? Será que é baseado no sucesso da KTM, que atualmente é a maior fabricante de motos na Europa? Construindo a fidelidade à marca desde cedo com motos off-road, a KTM expandiu para uma linha completa de motos de rua e até é competitiva nas pistas do Grand Prix (incluindo o MotoGP).

Triumph e Ducati no Motocross

É claro que motos off-road dessas marcas renomadas não são baratas, e pode parecer que as condições econômicas globais, restrições ambientais crescentes e concorrência acirrada aconselhariam contra fabricantes consolidadas de motos de rua aventurando-se no off-road.

Ducati off road

A Ducati está entrando no mundo do Motocross.

A fabricante com sede em Bolonha vem trabalhando por dois anos em um protótipo que fará sua estreia na próxima temporada no Campeonato Italiano de Motocross, com o objetivo de validar as soluções técnicas desenvolvidas na moto na pista. Essa estratégia confirma a abordagem que distingue a Ducati no desenvolvimento de seus modelos mais esportivos e de alta performance, ou seja, começar a partir da competição de corrida e depois criar produtos de série capazes de oferecer desempenho excepcional para deleite de seus entusiastas.

Este é um projeto que visa a criação de uma gama completa de motores e motocicletas off-road. Os modelos gradualmente farão parte de uma família de motos com pneus robustos da Ducati, começando pelo motocross.

A empresa de Bolonha assinou um acordo com o nove vezes campeão mundial de Motocross, Antonio Cairoli, como piloto de teste de alto desempenho para o novo projeto e, graças ao seu talento, velocidade e experiência, ele dará importantes contribuições para o desenvolvimento da nova motocicleta.

Ducati off road

Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding, comentou:

Estou orgulhoso de anunciar a entrada da Ducati no Motocross. Um mundo totalmente novo para a Ducati, no qual queremos trazer nosso talento em projetar motos leves, com componentes excelentes e alto desempenho e – acima de tudo – que possam animar cada vez mais motociclistas. Assim como acreditamos que a pista é o melhor laboratório para desenvolver e testar as motos que serão disponibilizadas para clientes e entusiastas. Por isso, decidimos cooperar com um campeão incontestável como Tony Cairoli que, junto com a paixão e dedicação de muitos de nós aqui em Borgo Panigale, contribuirá para fazer da Ducati no off-road tão capaz de oferecer produtos de altíssimo desempenho para seus apaixonados clientes, como provamos no asfalto. O projeto é possível graças aos excelentes resultados da empresa nos últimos anos e confirma nosso desejo de estender nossa presença a novos mundos, falar com novos motociclistas e, portanto, fazer crescer a Comunidade Ducati.”

 

A Ducati também assinou um acordo plurianual com a Maddii Racing, uma das equipes mais experientes do paddock de motocross, que será a estrutura de referência para as atividades de corrida MX e participará do Campeonato Italiano de Motocross de 2024 com Alessandro Lupino, oito vezes campeão italiano e vencedor do MXoN em 2021, também contratado pela Ducati como piloto de testes.

Triumph e Ducati no Motocross

O foco do projeto off-road da Ducati é uma combinação da busca pela leveza levada ao extremo, componentes de última geração e motores caracterizados por uma curva de entrega de potência muito ampla. Esta última é obtida graças ao uso do sistema Desmodrômico, usado em todas as motos esportivas da empresa de Bolonha a partir do MotoGP. A Ducati é, de fato, a única empresa no mundo que utiliza o mesmo sistema de retorno de válvulas em suas motos de produção mais performáticas, assim como em protótipos de corrida.

Entrar no setor especializado off-road representa uma escolha estratégica muito importante e desafiadora para a Ducati, possibilitada pelos excelentes resultados alcançados nos últimos anos. Uma decisão que confirma o desejo de expandir a presença da marca em terrenos inexplorados hoje. Novos jovens motociclistas poderão se aproximar da marca de Borgo Panigale e, assim, entrar na grande comunidade de Ducatistas.

Triumph e Ducati no Motocross

O desempenho é um dos três valores principais da marca, juntamente com Estilo e Sofisticação. Em Borgo Panigale, há muitos amantes de off-road, e mal podemos esperar para ver o Desmo em todo o seu potencial fora do asfalto!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Nosso conteúdo é 100% gratuito, portanto para que seja sempre assim, pedimos a gentileza de desativar o seu bloqueador de anúncios. Obrigado!