A Moto Italiana Que Faz a CB1000R Parecer uma Scooter

A Ducati acaba de colocar no mercado uma obra de arte sobre duas rodas, que mais parece uma Ferrari com guidão: a Ducati Panigale V4 Tricolore Italia. E quando a gente diz “colocar no mercado”, é com muita exclusividade — só 163 unidades serão produzidas, cada uma numerada e assinada por ninguém menos que Pecco Bagnaia, atual astro da MotoGP.

No Brasil, a comparação é inevitável: é como se a Honda fizesse uma edição da CBR 1000RR em verde-amarelo para homenagear a Seleção Brasileira. Só que com muito mais carbono e, claro, muito mais exclusividade.

Agora, respire fundo: essa é a única moto de produção do mundo equipada com o sistema Brembo Front Brake Pro+. Os discos de freio da Ducati Panigale V4 Tricolore Italia têm 338,5 mm de diâmetro e 6,2 mm de espessura, com aletas de resfriamento. As pinças GP4 são usinadas em bloco sólido, o mesmo nível usado em protótipos de MotoGP.

O quadro em alumínio foi otimizado para entregar uma resposta ainda mais precisa nas curvas — uma exigência de quem anda no limite em autódromos como Mugello ou Interlagos. A suspensão é da elite: Öhlins NPX 30 na dianteira e TTX 36 na traseira, ambas controladas eletronicamente pelo sistema Smart EC 3.0. O amortecedor de direção também é eletrônico.

Debaixo do tanque, pulsa um motor V4 de 1103 cm³, com exatos 216 cavalos de potência a 13.500 rpm e 12,3 kgf.m de torque a 11.250 rpm. No Brasil, a esportiva mais potente à venda hoje, como a Kawasaki ZX-10R, entrega 203 cv. Ou seja, a Tricolore Italia está em outro patamar.

Quer ver mais detalhes sobre essa incrível máquina? Visite nosso site e confira a matéria!