A Suzuki V-Strom 800 DE foi revelada no show EICMA em Milão, Itália.
A Suzuki revelou um novo motor DOHC Bicilindrico paralelo (Parallel-Twin) de 776 cc que equipará dois novos modelos, o Suzuki V-Strom 800 DE 2023 (e variante Adventure) e o Suzuki GSX-8S 2023.
Preenchendo a lacuna entre os modelos já consagrados V-Strom 650 e V-Strom 1050, o lançamento da a V-Strom 800 DE é destinado ao público que deseja uma moto aventureira de porte médio que pode se desempenhar muito bem tanto na estrada quanto fora dela.
A V-Strom 800 DE tem uma roda dianteira de 21 polegadas, aros com raios dianteiros e traseiros, maior curso de suspensão e maior distância ao solo do de qualquer outro modelo V-Strom. A suspensão Showa totalmente ajustável equipada com um garfo invertido e um amortecedor traseiro com 8,7 polegadas de curso. A sua distância ao solo de 22,2 centímetros.
Como outros modelos da Suzuki V-Strom, o V-Strom 800 DE tem carroceria angular com um bico pronunciado inspirado no DR-Big dual-sport dos anos 80 da Suzuki.
Os faróis de LED monofoco são empilhados verticalmente e o V-Strom 800DE é equipado com um pequeno para-brisa de altura ajustável.
O novo motor Parallel Twin de 776 cc de 270º despejando um poderoso torque. Esse motor é equipado com o sistema Cross Balancer da Suzuki para minimizar a vibração. Além disso, a função Throttle-by-wire permite selecionar entre diversos modos de condução, alterando eletronicamente os aspectos da sua Suzuki com diferentes mapas de motor.
A V-Strom 800DE possui um guidão largo e cônico com protetores de mão, um display TFT colorido de 5 polegadas, uma porta USB e um para-brisa com três níveis de ajuste.
A V-Strom 800DE está equipada com o Suzuki Intelligent Ride System (SIRS) que faz o controle de traçãoem diversos modos como o modo Gravel (cascalho) orientado para trilha, atuando com o sistema ABS em dois níveis de sensibilidade, incluindo a possibilidade de desligar o ABS na roda traseira, Cambio assistido com quickshifter e os sistemas Easy Start e Low RPM Assist da Suzuki.
Falando agora sobre o conjunto de freios, os discos dianteiros são duplos flutuantes de 310 mm trabalhando em conjunto com pinças Nissin de 2 pistões. Já na traseira, vemos um único disco de 265 mm que atua com uma pinça Nissin de 1 pistão.
As alavancas da embreagem e do freio dianteiro são ajustáveis para facilitar o alcance, assim como, a alavanca de câmbio e o pedal do freio traseiro também ajustáveis.
As rodas raiadas dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 17 polegadas e rodam em pneus Dunlop Trailmax Mixtour com câmara de ar, respectivamente nos tamanhos 90/90-21 e 150/70-R17.
A nova Suzuki V-Strom 800 DE recebeu um chassi principal de aço tubular, um quadro de aço tubular aparafusado e uma balança de alumínio fundido que foram projetados para serem leves e resistentes. O compacto motor Parallel-Twin permitiu o desenvolvimento de um chassi fino entre os joelhos e isso faz com que todo o conjunto posicione o peso do piloto mais à frente para um controle incrívelmente preciso e seguro durante qualquer terreno.
Uma armação de bagageiro leve de resina, que conta com alças de apoio para passageiros e acomoda a caixa superior de acessórios da Suzuki. O protetor de radiador de malha e a placa antiderrapante são equipamentos padrão na Suzuki V-Strom 800 DE. A moto big trail da Suzuki vem com um peso total de aproximadamente 227 kg e o tanque de combustível tem capacidade para 20 litros de gasolina.
O Suzuki V-Strom 800 DE 2023 será comercializado em duas cores: Champion Yellow No. 2 (amarela) com aros dourados e na cor Glass Matte Mechanical Grey (cinza) com aros pretos.
A Suzuki V-Strom 800 DE Adventure 2023, que apresenta caixas laterais de 37 litros anodizadas em preto, barras de proteção lateral e uma grande placa antiderrapante de alumínio, estará disponível em Glass Sparkle Black com aros dourados. Uma linha completa de acessórios dedicados também estará disponível. Preço e disponibilidade são TBD.
A V-strom 800DE 2023 pode chegar no brasil nas Concessionárias Suzuki em breve, mas ainda não há data definida para o lançamento por aqui.