Nova Kawasaki Ninja 500 2024 é Incrível!

A Ninja voltou cheia de nostalgia homenageando os anos 90'

Nova Kawasaki Ninja 500 2024 – Para 2024, a Kawasaki está apresentando a Ninja 500, atualizando e substituindo a popular Ninja 400. A mais recente na longa linha de esportivas Ninja de baixa cilindrada, excluindo a série ZX, a Ninja 500 recebe um motor twin-cylinder de 451cc, além de um estilo atualizado, iluminação em LED e um novo painel de instrumentos LCD. Juntando-se à linha está o modelo SE, mais avançado, que inclui recursos premium como um painel TFT e ignição sem chave.

A Nova Kawasaki Ninja 500 2024 é Incrível!

Quando a Ninja 400 substituiu a Ninja 300 em 2018, seu chassi e motor twin-cylinder foram dramaticamente reformulados, então a Kawasaki não viu necessidade de retornar à prancheta para a última atualização. Baseada principalmente na Ninja 400, a capacidade de motor aumentada da Kawasaki Ninja 500 2024 vem de um curso 6,8 mm mais longo (o diâmetro permanece inalterado). A Kawasaki afirma que o motor produz 4,38 kgf/m de torque a 7.500 rpm.

Esse valor de pico de torque não apenas é ligeiramente maior graças ao curso mais longo, mas também ocorre 500 rpm mais cedo na faixa de rotação. Para se adequar à capacidade aumentada, a Kawasaki revisou o eixo balanceador para suprimir vibrações, aumentou a capacidade da embreagem e modificou as bielas, virabrequim e pistão. As mudanças podem não impressionar seus amigos na rua, mas somadas, confirmam toda a incrível qualidade da pesquisa e desenvolvimento que sustentam o compromisso da Kawasaki com o desempenho, eficiência e durabilidade de sua Ninja de menor cilindrada.

A Kawasaki Ninja 500 2024 usa um chassi de treliça de aço com o motor como um membro estrutural; uma placa de montagem de balança de alumínio fundido é parafusada na traseira do motor. A Kawasaki afirma que o peso em ordem de marcha é de 170 kg. A suspensão permanece inalterada, com um garfo telescópico não ajustável à direita na frente e um amortecedor traseiro ajustável em pré-carga na traseira. O pacote de freios da Ninja 500 também é quase idêntico ao de seu antecessor, exceto por um cilindro mestre de freio dianteiro atualizado.

A Kawasaki ajustou o estilo da Kawasaki Ninja 500 2024, incorporando os faróis em LED da Ninja ZX-6R para criar uma frente de aparência nova. Um novo painel de instrumentos LCD e um assento remodelado continuam o tema de “refinar, refinar, refinar”.

Para atender a uma variedade mais ampla de clientes, a Kawasaki está oferecendo o modelo SE mais avançado. O SE é equipado com ABS, um moderno painel TFT de 4,3 polegadas e ignição sem chave, ou KIPASS (Sistema de Inicialização por Proximidade Inteligente da Kawasaki). Adicione o KIPASS à lista de ótimos acrônimos de motociclismo. O SE também inclui uma variedade de peças KGA (Acessório Genuíno Kawasaki), incluindo uma tela maior, uma capa de banco traseiro, sliders de chassi, luzes de seta em LED e uma tomada USB-C.

Como já esperamos da Kawasaki, a Ninja 500 está disponível em versões com ABS ou sem ABS, e em gráficos padrão ou Racing KRT. O modelo top de linha 500 SE ABS também está disponível em uma elegante edição de 40º aniversário. Os preços variam de R$26.100 para o modelo base sem ABS, a R$32.500 para a Ninja 500 SE 40th Anniversary Edition ABS.

Para 2023, a Kawasaki deu aos fãs das esportivas ainda mais motivos para comemorar com a nova Ninja ZX-4R. Remontando às race-reps de pequena cilindrada que proliferaram no Japão nos anos 80 e 90, a ZX-4R tem um motor quatro cilindros de 399cc com uma rotação extremamente alta, suspensão sofisticada e ajudas eletrônicas ao piloto.

A Kawasaki Ninja 500 2024 tem muitos pontos positivos: é baseada em uma moto comprovada e amada, possui uma capacidade de motor maior do que a maioria de suas concorrentes diretas — e em alguns casos até um cilindro adicional — e sua ergonomia amigável e suspensão confortável a tornam uma adorável moto de rua. O que ela não tem são as ajudas eletrônicas ao piloto da ZX-4RR, apenas.

A Kawasaki é inteligente em oferecer o modelo base e o modelo SE para atender a diferentes preferências no mercado, mas gostaríamos que a versão mais cara tivesse toda a tecnologia que a Kawasaki já possui em seu arsenal. Se o SE fosse equipado com algum nível de ajudas eletrônicas ao piloto (além do ABS), estaria em um campo de jogo mais equilibrado com o melhor da concorrência e ofereceria um degrau tecnológico para a ZX-4R ou ZX-6R.

Com a ZX-4R na linha, seria possível argumentar que as Ninjas de baixa cilindrada não requerem níveis elevados de tecnologia. Considerando isso, a Kawasaki Ninja 500 2024, ao contrário de sua predecessora, pode ser simplesmente vista como uma competente moto de rua de entrada, leve e desprovida da aspiração de pilotos (e jornalistas) que desejam que ela seja uma arma de pista.

Por outro lado, pode-se argumentar que a concorrência revelou a carta na manga, forçando a mão da Kawasaki — e de todos os outros fabricantes. Talvez as ajudas eletrônicas cada vez mais sofisticadas, mesmo em motos de baixa cilindrada ou de entrada como a Ninja 500, sejam exigidas tanto quanto uma tela TFT ou uma embreagem deslizante. Como em tudo, a resposta certa depende de sua perspectiva ou de sua carteira.

Independentemente disso, a Kawasaki Ninja 500 2024 promete melhorar uma plataforma já excelente.

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