BMW R 1300 R 2026: mais potência e menos peso na nova geração
Nova geração chega com motor de 145 cv, visual afiado e eletrônica de ponta
A nova BMW R 1300 R 2026 chega com uma missão clara: ser ainda mais leve, forte e conectada. Com o mesmo motor da aventureira GS, mas agora em um corpo musculoso e urbano, a naked alemã quer conquistar os apaixonados por esportividade com conforto. Mas será que ela consegue?
Novo motor boxer: mais leve, mais potente e mais girador
A estrela da nova BMW R 1300 R 2026 é o motor boxer de dois cilindros e 1.300 cm³ — um projeto totalmente novo, que abandona décadas de evoluções graduais do antigo 1250. Agora, o propulsor entrega 145 cv a 7.750 rpm e 15,2 kgfm de torque a 6.500 rpm, com limite de giro subindo até 9.000 rpm. O desempenho promete acelerações fortes e retomadas vigorosas, típicas de um motor que entrega torque em praticamente qualquer faixa.
A BMW não apenas aumentou o diâmetro dos cilindros (de 102,5 mm para 106,5 mm), mas também encurtou o curso dos pistões (de 76 mm para 73 mm), abrindo espaço para válvulas maiores e aumentando a taxa de compressão para 13,3:1. O sistema ShiftCam de comando variável continua presente, assim como o resfriamento misto (ar + líquido).
Câmbio mais compacto melhora equilíbrio e dirigibilidade
Uma das mudanças mais significativas foi o reposicionamento do câmbio, que agora fica sob o motor, e não mais atrás dele. Isso economizou 6,3 kg e melhorou a centralização de massa, favorecendo a pilotagem esportiva.
Além disso, a transmissão pode vir equipada com o ASA (Automated Shift Assistant), um sistema semi-automático que faz trocas de marcha sozinho quando o piloto quiser rodar no modo “relax”. Ele ainda mantém a alavanca tradicional, caso você queira trocar marchas com o pé.
Novo chassi e suspensão eletrônica com ajuste total
A estrutura também é nova: quadro de aço estampado com subquadro de alumínio, suspensão dianteira invertida de 47 mm e balança monobraço com sistema EVO paralever — tudo herdado da R 1300 GS. O conjunto pode receber a suspensão DSA (Dynamic Suspension Adjustment) como opcional, que ajusta eletronicamente compressão, retorno, pré-carga e até a rigidez da mola — agora inclusive na suspensão dianteira.
A versão “Performance” da BMW R 1300 R 2026 traz ainda suspensão mais alta (10 mm extras) e mais firme, o que aumenta a distância do solo e melhora a tocada em curvas.
Ergonomia mais esportiva, mas ainda confortável
Para reforçar o lado esportivo, a BMW moveu o guidão para baixo e as pedaleiras para trás, jogando o peso do piloto mais sobre a roda dianteira. Ainda assim, a moto continua confortável: o guidão pode ser invertido nos grampos para mudar a posição, as pedaleiras são opcionais com quatro posições diferentes e há vários tipos de assento disponíveis — com ou sem aquecimento.
BMW R 1300 R 2026: Tecnologia embarcada até o talo
No pacote eletrônico, a nova BMW R 1300 R 2026 entrega tudo que se espera de uma BMW topo de linha:
-
Painel TFT de 6,5″ com conectividade via Bluetooth
-
Controle de cruzeiro adaptativo por radar
-
Sistema de alerta de colisão frontal
-
Controle de tração com função “slide”
-
Freios ABS com atuação em curvas
-
Iluminação full LED com opção de farol adaptativo
-
Suporte para navegador com trava elétrica
-
Bagageiros com luz interna, USB-C e trava central remota
Há ainda uma função interessante chamada “prop-up aid” que facilita colocar a moto no cavalete central — um mimo bem-vindo numa moto que pesa 239 kg pronta para rodar.
Versões para todos os gostos (e bolsos)
A BMW oferece a nova BMW R 1300 R 2026 em quatro versões principais:
-
Base: garfo preto e escapamento em inox
-
Exclusive: escapamento cromado escuro e spoiler de motor
-
Performance: garfo dourado, suspensão esportiva, pacote Dynamic com controle de tração avançado, pedaleiras e guidão usinados
-
Option 719 Kilauea: topo de linha com peças exclusivas da linha 719, incluindo rodas diferenciadas
Desempenho e números da BMW R 1300 R 2026
A marca declara 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima superior a 200 km/h. Nada mal para uma naked com conforto de touring, esportividade de superbike e eletrônica de moto premium.